10 NOV 2021
GEOPROCESSAMENTO
38,20% dos imóveis de Garça estão irregulares nos cadastros do município e proprietários são notificados
Site da Prefeitura esclarece todas as dúvidas e disponibiliza agendamento para contestações
São 7.542 imóveis que precisam ser regularizados em Garça, ou seja, 38,20% dos lotes cadastrados na cidade possuem áreas construídas, além do que constam no cadastro imobiliário da Prefeitura, defasado há muitos anos. São imóveis que foram construídos ou ampliados e que não foram regularizados, conforme estabelecem as leis municipais. Os proprietários já estão sendo notificados e a Prefeitura disponibilizou em seu site oficial os esclarecimentos necessários e o link para o agendamento de contestações.
O levantamento dos imóveis com áreas em discordância com o atual cadastro municipal foi realizado por meio de um minucioso trabalho de Geoprocessamento, que utilizou um avião com equipamentos cartográficos, operado por empresa vencedora de licitação e autorizada pelos órgãos competentes. A tecnologia empregada foi capaz de realizar a medição dos imóveis, de forma precisa e confiável. A empresa também realizou a fotografia da fachada de todos os imóveis da cidade.
Com base nesses dados, a Prefeitura iniciou um processo de atualização do cadastro dos imóveis do município, com o principal objetivo é apurar a real situação de terrenos e construções, ferramenta importante para controle urbano e planejamento de ações e investimentos.
A notificação está sendo entregue no endereço de correspondência dos proprietários desses imóveis. Nela constam todas as informações levantadas pelo Geoprocessamento, incluindo a fotografia aérea do imóvel.
Caso o proprietário discorde desta nova medição é possível agendar a contestação, até o dia 19 deste mês, pelo site da Prefeitura: www.garca.sp.gov.br/geoprocessamento, ou clicando no  banner principal do site. Nele também constam informações para o esclarecimento de dúvidas, documentos necessários e prazos. A Prefeitura disponibilizou ainda o telefone: (14) 3737-1919 para orientações e agendamentos.
Após o agendamento, o atendimento das contestações inicia em 22 de novembro. Para atender a esses proprietários que discordarem das novas medições, uma estrutura está sendo preparada na Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, localizada na Rua Maria Izabel, nº 296, Bairro Labienópolis.
Vale ressaltar que, para receber o atendimento é necessário que o interessado faça o agendamento, pelo site www.garca.sp.gov.br/geoprocessamento ou pelo telefone: (14) 3737-1919.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos