10 NOV 2021
Por novembro azul, unidades de saúde atendem até 19 horas na sexta, 12 de novembro
Atendimento será das 07 às 19 h, sem fechar no horário de almoço
Desde 2.011, durante o mês de novembro, foi instituído o novembro azul, que tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
E as 12 Unidades de Saúde da Família de Garça atenderão em horário especial nesta sexta-feira, 12 de novembro, com orientações sobre câncer de próstata, exames, cuidados com a saúde do homem e rastreamento de câncer bucal. Equipe de enfermagem e dentistas estarão à disposição para atendimentos.
A Secretária Municipal da Saúde, Deyse Regina Serapião Grejo, fala sobre o trabalho: “As nossas USFs abrirão às 07 horas e atenderão até 19 horas, sem fechar para horário de almoço. A intensificação nos atendimentos voltados para o novembro azul acontecerá das 17 às 19 h. Os homens podem ir até uma das 12 unidades para esclarecimentos e cuidados com a sua saúde. Vamos oferecer mais esta oportunidade de prevenção, não só ao câncer de próstata como também ao câncer bucal. Nossa equipe está preparada para recebe-los”.
Na sexta-feira, 26 de novembro, também haverá o atendimento com horário estendido.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen, necessário para a reprodução humana.
Tratamento e prevenção
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A única forma que possibilita a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.
Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Como começou o novembro azul?
Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha novembro azul. Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
O movimento quer conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. A prática de exercícios, a alimentação equilibrada, o do sexo seguro, o cuidado com a saúde mental e evitar o tabagismo (não fumar), são ações importantes que podem resultar em uma qualidade de vida melhor.
Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência: verificação da pressão arterial; hemograma completo; dosagem da glicemia; dosagem do colesterol; testes de urina; atualização da carteira vacinal e verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos