18 NOV 2021
Atividades presenciais da cultura voltam a acontecer em Garça
Exposição fotográfica “vivendo do mar”está disponível no hall do teatro municipal
Com índices vacinais altos no município, as atividades presenciais da cultura voltam a acontecer.
Foi aberta ao público na quinta-feira, 18 de novembro, uma exposição fotográfica no hall do teatro municipal, com entrada franca. É uma parceria entre a Prefeitura de Garça e Governo do Estado de São Paulo por meio do MIS - Museu da Imagem e do Som e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
A série “vivendo do mar”, apresentada por Durvile Cavalcanti, tem como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. Suas fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara. Os motivos mais frequentes são a pesca industrial, a degradação ambiental e a evasão da nova geração para os centros urbanos.
Mas a série mostra que estes pequenos redutos de pescadores ainda guardam nessa prática os aspectos de uma cultura imemorial. Esses são lugares com uma noção de tempo alargada tal qual o ambiente natural. Podemos observar a comunidade, que com seus hábitos simples, possuem uma relação direta com a vida, onde o corpo dá as medidas e a natureza dá os limites, num ciclo interminável.
Textos da época do Brasil colônia, do século XVI, descreviam essa população de pescadores formada "mais por esquecidos do que lembrados, mas mesmo assim viviam fartos no seu bastante e descansados no seu descanso", tudo isso desde então, em um cenário sublime."
Sobre o autor
Durvile Cavalcanti nasceu no Amapá e é formado em arquitetura e design gráfico pela Belas Artes de São Paulo e é um fotógrafo autoditada. Já expôs trabalhos em diversas galerias, conquistando prêmios como o da Mostra de Arte no British Council (Conselho Britânico) em São Paulo.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos