20 NOV 2021
Resumo da notícia
- nova área iniciará período de testes a partir de 10 de dezembro
- até 15 de janeiro de 2.022 não haverá cobrança para utilizar área azul
- horários poderão ser comprados pelo aplicativo ou nas lojas credenciadas
- motos não poderão mais parar nos locais reservados aos veículos

“A implantação da área azul é para facilitar o estacionamento no centro comercial da cidade, oferecendo mais condições para que os clientes de Garça e da região prestigiem o nosso comércio”. Estas palavras são do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino, a respeito da volta da área azul no centro comercial.
De acordo com as informações do Secretário, a nova área azul em Garça terá o início dos testes no dia 10 de dezembro. “Os garcenses já perceberam a instalação das novas placas de sinalização nocentro comercial. Este é apenas o primeiro passo da implantação, que terá um período de testes começando no dia 10 de dezembro e seguindo até dia 15 de janeiro de 2.022. Só depois desta data é que haverá a cobrança dos valores para estacionar na área demarcada para este fim”.
O Secretário Bruno falou sobre o período de testes: “O objetivo é fazer com que as pessoas se habituem com a nova área azul em Garça. Durante os testes podem baixar o aplicativo, se cadastrar, e usar, sem cobrança de taxa. Teremos uma equipe uniformizada e preparada para instruir a todos; como baixar o app, como se cadastrar, como o sistema vai funcionar”.
Bruno explicou que haverá duas formas de comprar as cartelas: “Uma será digital, pelo aplicativo, e a outra será nas lojas que se interessarem em oferecer o serviço. A venda terá uma remuneração aos empresários que se dispuserem a vendar os horários da área azul. O valor do estacionamento será de R$ 1,00 a hora nas duas primeiras horas de estacionamento. A pessoa poderá comprar uma hora a um real ou duas horas a dois reais. A partir da terceira hora o valor sobe para R$ 2,00 a cada hora. Isto foi pensado para privilegiar o estacionamento rotativo, onde as pessoas se dirigem até o centro comercial, realizam suas compras e voltam para casa ou para seu trabalho”.
O Diretor de Trânsito da Prefeitura, Gilberto Barbosa, explicou quais serão os próximos passos: “Instalamos as placas, que já tem o QR code para baixar o aplicativo da nova área azul. Na sequência vamos implantar a sinalização no solo, com pintura, em toda a área onde o estacionamento rotativo será implantado e iremos demarcar no solo as vagas. Outras placas de informação serão fixadas em vários locais do centro, além da identificação das lojas onde os motoristas poderão comprar os horários para utilizarem regularmente”.
Gilberto destacou como vai funcionar o estacionamento para as motocicletas: “Nós já temos na cidade os bolsões de estacionamento exclusivos para as motos. Nestes locais não há cobrança de área azul. Hoje percebemos que muitos motociclistas estacionam suas motos entre os carros, e isto acaba diminuindo o número de vagas. Nós modernizamos a legislação e, com a implantação da nova área azul em Garça, as motos não poderão mais parar nos locais onde as vagas para os carros estiverem demarcadas. Durante o período de testes nossa equipe vai instruir os motociclistas sobre este assunto e, quando a cobrança estiver implantada em janeiro de 2.022, se uma moto estiver estacionada no local reservado para os carros, o seu condutor poderá ser autuado”.
E equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura estará responsável por fiscalizar a área azul. A arrecadação será usada para as despesas com o software que será utilizado e para ações de melhoria que se mostrem necessárias após o início do serviço.
Treinamento
Nos dias 25 e 26 de novembro será realizado um treinamento com a equipe que estará responsável pela nova zona azul digital em Garça. Na sequência as pessoas que forem contratadas para serem os monitores que estarão na rua também serão treinadas e habilitadas para oferecer todo o esclarecimento necessário aos motoristas que forem estacionar na região central.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos