26 NOV 2021
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico realiza nova reunião
Presidente do CMDE, Luiz Guilherme Guimarães, conduziu a reunião
Integrantes conheceram o plano de trabalho para 2.022
Na terça-feira, 23 de novembro, os integrantes do CMDE - Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - participaram da 8ª reunião na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Estiveram presentes na reunião representando o poder público municipal o Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, o Chefe de Gabinete, Cassiano Pelegrini, o Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Leandro Carvalho e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bruno Henrique Severino.
Com a diminuição dos casos de covid-19 em Garça as atividades voltam a ser presenciais. Das reuniões deste conselho são definidas recomendações à Administração Municipal que podem ser transformadas em novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento de políticas já existentes, voltadas para o desenvolvimento econômico de Garça.
A reunião foi conduzida pelo presidente do CMDE, Luiz Guilherme Guimarães. Além do presidente do conselho também usaram a palavra o Prefeito João Carlos dos Santos e o Secretário Bruno Henrique Severino.
Na reunião foi apresentado o plano de trabalho para 2.022, incluindo o projeto de lei “Sandbox regulatório” e o 5G em Garça.
O que é uma “sandbox”?
Basicamente é uma área de desenvolvimento de software (programa de computador), onde são testados novos códigos, anexos, arquivos, URLs e programas antes que eles sejam entregues para o usuário final.
O “sandbox regulatório” de Garça regulamenta a constituição e estabelece normais gerais, com regramento jurídico, administrativo e tributário para o funcionamento das zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia.
5G em Garça
Para evitar problemas em um futuro próximo e deixar a cidade atualizada quanto à instalação da nova infraestrutura das redes de 5G, na mesma reunião foi apresentado aos conselheiros o PL - Projeto de Lei – enviado à Câmara Municipal de Vereadores, que tem com a finalidade de estimular a implantação de tecnologias de conectividade de internet “5G” (quinta geração), proporcionando ambiente favorável à economia digital e ao desenvolvimento econômico do município, além de trazer uma conexão de internet mais rápida, ágil e econômica.
Muito embora ainda tenha um prazo relativamente longo para que essa tecnologia chegue aos municípios localizados no interior do Estado, Garça está trabalhando com outros municípios da região para avançar na normatização conjunta das cidades, ao passo que toda região se antecipe e esteja preparada para receber a demanda da internet 5G.
O objetivo dessa atuação em conjunto dos municípios segue o plano de uma estratégia de mercado para despertar olhares das empresas responsáveis pela implementação do novo sistema de internet, para antecipar a chegada da tecnologia ao interior do Estado.
O alinhamento entre os municípios é de extrema importância para que a região se destaque entre as demais cidades, entretanto, é imprescindível que os Poderes Municipais estejam em sintonia para aprovação das Lei regulamentadoras do projeto.
Qual equipamento deve ser instalado?
As estações de rádio-base para a transmissão do sinal de internet 5G são de dois modelos: torres autoportantes com dimensão de 20 a 80 metros de altura, mais usada em região sem grandes edificações verticais, e mini ERB – Estação de Rádio Base -, com dimensão de dois metros de altura, instalação no topo de prédios e utilizada em regiões com grande adensamento urbano. As mini-ERBs são mais econômicas e devem ser utilizadas em cidades do porte de Garça.
Qual benefício da internet 5G para os clientes?
A internet 5G trabalha em baixa latência, isso significa dizer que a precisão de transferência de dados será quase instantânea, chegando a ser 100 vezes mais rápida que o padrão atual, além de permitir maior capacidade de conexões de dispositivos nas redes sem fios.
Na prática isso influencia significativamente na vida das pessoas, na indústria, nas cidades e até na saúde e no mercado de trabalho, já que possibilitará avanços na área da saúde, como cirurgias à distância, aumento da conectividade rural e as casas mais inteligentes, com o melhor funcionamento da Iot (Internet of things), a internet das coisas.

Autor: Fábio Bonassa
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos