31 JAN 2022
Enxame de abelhas ataca animais do bosque municipal e seis aves não resistiram e morreram
O ataque foi no final desta manhã, após a queda de uma árvore atingir a colônia de abelhas
No final da manhã desta segunda-feira, dia 31, um enxame de abelhas Europa atacou o recinto de aves do Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão, em Garça. Ao todo, sete aves foram atacadas. Um papagaio-verdadeiro, um papagaio-do-mangue e um gavião carcará morreram na hora. Duas araras-canindé e um papagaio-do-mangue chegaram a ser socorridos, porém, não resistiram ao veneno e vieram a óbito.
Dos animais atacados pelas abelhas, sobreviveu apenas um tucano-açu, que está em recuperação.
O acidente aconteceu após a colônia de abelhas (colméia) ter sido atingida por uma árvore, que caiu ao lado do recinto das aves, atingindo o tronco onde estavam as abelhas.
Na tentativa de salvar os animais, o veterinário e mais três funcionários do bosque também foram picados, mas passam bem.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu retirar as aves para atendimento, porém, como as abelhas estavam bastante agitadas, os bombeiros retornarão no período da noite para fazer a captura do enxame, quando os insetos estiverem menos agitados, diminuindo o risco de ataque.
O bosque municipal está fechado para visitação devido a obras no local.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos