24 MAR 2022
SAAE
SAAE começa aplicar “Teste de Fumaça” na sexta, 25 de março
Teste será realizado para averiguar se águas de chuva estão sendo lançadas no esgoto por residências e industrias.
O SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos), que é uma autarquia municipal, começará no próximo dia 25, sexta-feira, a aplicação do “Teste de Fumaça” para detectar e notificar ligações irregulares de água da chuva na rede de esgoto.
A operação será realizada nos bairros, na área comercial e industrial, em datas previamente informadas pelo SAAE. Seguindo um cronograma de trabalho, os testes vão ser aplicados sempre às sextas-feiras no período da manhã, começando pela rua Maria Helena, Jardim Williams.
O teste é realizado na rede pública, e consiste no lançamento de uma fumaça não tóxica no sistema de esgoto que acusa se há ou não ligações cruzadas entre as redes de drenagem pluvial e de esgoto. Em caso positivo, a fumaça sai pelos ralos e calhas dos imóveis onde a ligação esteja irregular.
Segundo o coordenador de Redes do SAAE, Gustavo Ricci, não há motivos para pânico ou alardes. Todos os serviços de emergência: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, como também a ACIG - Associação Comercial e Industrial de Garça estão cientes do teste, caso sejam acionados pela população. “Por ser um método inovador e pioneiro é possível que muitas pessoas entrem em pânico e acionem os serviços de emergência. Daí a importância de podermos contar com a colaboração de todos, inclusive com os meios de comunicação, para que os testes sejam realizados sem alardes”, afirmou Gustavo Ricci.

Importância do teste:
As redes coletoras são dimensionadas para receber somente esgotos. Quando a água da chuva vai para a rede de esgoto, esse excesso gera inúmeros transtornos, entre eles, o mau cheiro e o retorno do esgoto para dentro da residência, principalmente, nesse período de chuvas fortes em um curto espaço de tempo.  “Muitas vezes, a ligação irregular em uma rede, pode gerar transtornos no imóvel ou em outros imóveis próximos. O teste vai apontar onde o problema está e precisa ser resolvido”, esclarece Gustavo Ricci.
O objetivo do teste é identificar ligações irregulares e notificar os imóveis para que a adequação seja feita. A partir daí, os donos dos imóveis notificados terão um ano para separar a rede de esgoto da água de chuva, ficando sujeito à multa em caso de reincidência.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega