06 ABR 2022
Palestra sobre controle financeiro para servidores municipais
A apresentação ocorreu na quarta, 6 de abril, com o intuito de ajudar aos servidores a melhorar sua relação financeira familiar e evitar endividamento.
A Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Gestão Administrativa, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizou a palestra “Descomplique Finanças - Planeje seu dinheiro” no dia 28 de março, segunda-feira, no Auditório da Secretaria de Educação para que os funcionários da Prefeitura, Secretarias e demais instituições públicas no qual os funcionários quisessem participar.

Segunda a Secretária de Gestão Administrativa, Mariângela Garcia Delicato Kusumoto, o intuito da palestra é ajudar as pessoas a desenvolver uma educação financeira e um maior planejamento sobre suas contas e gastos. “Sabemos que atualmente o poder de compra da população está cada vez menor, motivo pela qual é de suma importância sabermos planejar e organizar nossas finanças pessoais.”

O palestrante foi o analista de negócios do SEBRAE, José Madeira Netto, que destacou a importância da parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura em se chamar os servidores para falar de um tema que levanta tantas dúvidas e que, muitas vezes, acaba sendo negligenciado. “A intenção é levar para o servidor público um pouco da importância do controle financeiro pessoal, de entender um pouquinho o que acontece dentro da sua vida familiar em relação a renda familiar e como ela está sendo utilizada para que se evite o endividamento”.

José alertou que, muitas vezes, os servidores públicos acabam recebendo propostas de bancos e financeiras e não sabem como agir, acreditam que o financiamento irá facilitar, mas acabam se endividando. “O servidor municipal é muito procurado por financeiras, e, muitas vezes, ele não tem um controle se aquilo é bom ou ruim para ele. Ele acaba fazendo um empréstimo sem fazer um cálculo das parcelas, sem perceber que pagará mais e de que havia outras formas de se economizar esse dinheiro em pequenas coisas, para que ele possa identificar onde está gastando, onde poderia poupar, quais as despesas que são inevitáveis e quais não. Para que, desta forma, ele consiga até poupar um recurso para realizar algum sonho, algum objetivo, seja um conquistar um patrimônio ou fazer uma viagem, mas que de alguma forma ele consiga, realmente, trabalhar melhor e entender o que acontece na sua vida financeira”.

Para os servidores que não puderam estar presente nesta palestra, haverá uma nova chance de assisti-la no dia 25 de abril, segunda-feira, as 17h no auditório da Secretaria da Educação. O link para as inscrições será liberado na próxima semana para as novas inscrições.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega