19 ABR 2022
Auxílio Brasil e Cadastro Único: 2.882 família precisam atualizar seus dados
As famílias que não atualizarem seus dados no setor do Cadastro Único e Auxílio Brasil, podem ter o benefício bloqueado ou suspenso permanentemente.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SEMADS, informa aos cadastrados no Programa de Auxílio Brasil, do Governo Federal, que há famílias que necessitam fazer a atualização de seus dados para que não sejam excluídos permanentemente do programa.

Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hélide Maria Parrera, o setor do Cadastro Único e Auxílio Brasil recebeu uma relação de famílias que estão no processo de averiguação e revisão cadastral do ano de 2022. Atualmente, o Programa conta com 2.882 famílias que estão no processo de revisão ou avaliação cadastral, sendo 282 famílias em revisão e 2.600 em averiguação cadastral.

“As famílias saberão se estão nesse processo pelo próprio aplicativo do celular ou, no momento de fazer o saque do benefício, no extrato do banco, sairá a informação se está suspenso ou bloqueado”. Segundo a Secretária, ao verificar uma dessas situações, a família deverá comparecer no setor para revisar as informações, levando toda a documentação familiar.

Além disso, é importante pontuar que os setores municipais apenas atualizam ou cadastram as famílias, ficando a cargo do Governo Federal a aprovação ou reprovação do ingresso ou permanência no Programa. “Quando as famílias vêm para realizar o Cadastro Único, gerar o número do NIS, esse cadastro familiar, com essas informações, vão para o Sistema na Base de Dados do Governo Federal. Onde eles, fazem análise e a destinação dos Programas disponíveis para aquela família, de acordo com de acordo com a faixa etária e com o rendimento salarial dessa família”, esclarece a Secretária.

As famílias com divergência no cadastro devem procurar o setor do Cadastro Único e Auxílio Brasil, para fazer a atualização cadastral, na SEMADS, localizada na rua Vital Soares, 56. Informações e dúvidas via telefone, no número 3406-1040.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega