16 MAI 2022
Maria Fumaça de Garça é tombada pelo Condephaat
A locomotiva foi reconhecida como de grande valor histórico para a evolução da malha férrea brasileira.
O Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) publicou no Diário Oficial de terça-feira, 10 de maio, a resolução de tombamento de 97 bens ferroviários por todo o país. Entre esses bens está a Maria Fumaça que se encontra aqui na cidade de Garça.

O requerimento inicial que pedia pelo tombamento deste patrimônio histórico, partiu do jornalista Aridelson Martins em 2014. “Tudo começou quando vi a possibilidade de nossa Locomotiva Retornar aos Trilhos, pesquisei incessantemente sobre o assunto e, conhecendo um pouco da história, encontrei caminhos que a administração, na época, poderia fazer para recuperar essa locomotiva. A gestão da época não deu muita atenção, mas, em 2017 a situação mudou e o projeto foi aceito e começou a andar”, comenta o jornalista.

A locomotiva, que popularmente é conhecida como Maria Fumaça, foi fabricada nos Estados Unidos da América no ano de 1891 e pertence ao modelo Baldwin Locomotive Works, rodagem 0-6-2-ST. Sua utilização representou um marco de crescimento e evolução para toda a região do Alto Cafezal, em especial para a cidade de Garça.

O jornalista ressalta a importância desse resgate histórico ganhara  visibilidade merecida e já vislumbra mais possibilidades futuras para a Maria Fumaça voltar a ser como era. “Essa administração deu toda atenção e colaborou com esse processo de tombamento. Com essa ideia, partida de um munícipe, que nada mais é do que a Preservação e Habilitação da Locomotiva para podermos recursos Estaduais, Federais e privados, a fim de que, em breve tenhamos a oportunidade restaurar essa locomotiva. Com essa capacidade administrativa, nós podemos transformar o sonho da região, principalmente de Garça, em uma rota para passeio turístico, somando junto as demais atividades do município, gerando mais receita no comercio local e regional”.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega