17 MAI 2022
Dia Mundial da Reciclagem: as conquistas e desafios da coleta seletiva em Garça
Participe você também e contribua para uma cidade mais saudável
No 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. Consideramos muito importante as vitórias obtidas desde o início da coleta seletiva realizada pela Prefeitura, e implantação da Cooperativa Recicla Garça, através do Programa Recicleiros Cidades, mas estamos cientes do caminho que ainda precisa ser percorrido.
O Dia Mundial da Reciclagem é um momento de grande importância para a conexão entre seres humanos e natureza. A data, instituída pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, surgiu para trazer reflexão sobre a importância das responsabilidades que temos como consumidores na hora de fazer o descarte das embalagens.
E o assunto é urgente. Por exemplo, você sabia que o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo? Das 11.355.220 toneladas, somente 1,28% são destinadas à reciclagem. Só perdemos para os Estados Unidos, China e Índia. Os dados são do levantamento do Fundo Mundial para a Natureza.
Atualmente, os aterros sanitários seguem como principal destino da maior parte dos resíduos, o que gera grandes prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida das pessoas. Todo o descarte incorreto acaba gerando problemas sociais, ambientais e econômicos.
É aí que entra o papel fundamental da reciclagem. Além de diminuir a quantidade de rejeitos nos aterros, ao mesmo tempo reduz a procura por novas matérias-primas. Logo, quanto maior forem os índices de reciclagem, mais se reaproveita matéria-prima que seria extraída da natureza.
Aqui em Garça, a reciclagem é uma realidade desde 2021, quando foi iniciada a coleta seletiva e implantada a Cooperativa que é parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros.
O programa garante conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos para estabelecer a coleta seletiva e reciclagem inclusiva como política pública, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Dentro da proposta da Gestão Compartilhada, reúne-se em cadeia circular Prefeituras, Catadores, Cidadãos e as empresas, que praticam a logística reversa em um modelo de reciclagem inclusiva e socioprodutiva.
A Prefeitura de Garça é parceira do projeto na execução da Coleta Seletiva. É responsável também pela fiscalização da aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva. Junto com a Prefeitura de Garça, o programa Recicleiros elaborou um roteiro que envolve todas as etapas da coleta seletiva, incluindo o transporte dos materiais até a Cooperativa, que, além de tudo, tem transformado a vida dos catadores da cidade.
Para que a reciclagem se torne uma realidade cada vez mais presente na cidade, precisamos de uma grande união de esforços que envolva a todos nós, além dos poderes público e privado. Afinal, os primeiros passos já foram dados, já existe uma base sólida, mas ainda temos muito a realizar. A conscientização e ação são essenciais.
Veja os três passos da reciclagem.
1. Separe plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha do lixo comum;
2. Deixe-os sempre limpos, secos e compactados em um saco à parte, o vidro separado e o óleo em uma garrafa pet;
3. Coloque para a coleta seletiva no dia e horário certo em seu bairro;

Pronto! A cooperativa Recicla Garça cuida do restante!
Consulte o site chegouareciclagem.org.br (clique aqui) para saber o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro. E vamos juntos fazer história.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos