10 JUN 2022
Ponto MIS: Sessão + Bate-papo de Cinema com o filme “Em nome do meu povo”
O filme já está disponível e o bate-papo acontece no dia 11 de junho, sábado, as 18h no canal do Ponto MIS.
O Cine é uma rede de cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista que atua nas frentes de Formação, Fomento, Circulação, Distribuição, Preservação & Pesquisa e Tecnologia & Inovação com o objetivo de fomentar e desenvolver o audiovisual interiorano. Até o momento, conta com representantes de 51 municípios paulistas.

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

No sábado, 11 de julho, é a vez do debate sobre o filme “Em nome do meu povo”, que já está disponível para ser assistido gratuitamente no link https://vimeo.com/showcase/9363674 e tem a classificação indicativa de 12 anos. O bate-papo acontece no canal https://www.youtube.com/watch?v=HypgnuFctmM a partir das 18h e tem interpretação em libras.

Sobre o filme “Em nome do meu povo”:
Este é um documentário sobre o Afeganistão e os efeitos das guerras dos últimos 40 anos. Malalai Joya, ativista afegã pelos direitos humanos, democracia e direitos das mulheres, fala sobre as atrocidades cometidas contra os afegãos por soviéticos, senhores da guerra locais, talibãs e a presença dos EUA e da OTAN no país. Muitas vítimas dessas guerras atrozes contam suas histórias.

Sobre os convidados:

Rodrigo Guim é documentarista e antropólogo, com trabalhos realizados com muitos povos indígenas pelo Brasil. Seus documentários são realizados de modo participativo, podendo chegar ao nível da co-direção entre ele e sujeitos filmados. Seu primeiro longa-metragem é Em Nome do Meu Povo.

Victor Fisch é formado em cinema, com mestrado em roteiro. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019). Criou o FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba,  que teve sua primeira edição em 2019. Tem dois curtas exibidos em diversos festivais. "Gaiola", de 2018, estreou no Fest. Int. de Durban, África do Sul e "Onde Você Vai?", de 2011, que foi premiado no Fest. Int. de Curtas de São Paulo, Kinoforum. Roteirista premiado pela ABRA, pelo projeto "Guerras do Brasil.doc", de Luiz Bolognesi. Desenvolveu o curso Cinema da Escuta, uma oficina focada na arte da entrevista, na habilidade da escuta. A oficina já foi ministrada em diversas cidades, através da POIESIS e participou do festival Mais Amor por Favor, em Mannhein, Alemanha.

Sobre a mediadora:

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.

Autor: Andreza Levorato Sega
Local: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos