14 JUN 2022
Ação de incentivo a coleta seletiva nas escolas recolhe 338 kg de material para reciclagem
Nesta quarta-feira, dia 15, com transmissão ao vivo, haverá o sorteio de dois jogos de lixeiras e a entrega de certificado de participação para as escolas
A ação realizada nas 22 escolas da Rede Municipal de Ensino sobre a coleta seletiva foi considerada um sucesso pela equipe organizadora. Ao todo foram recolhidos 338 kg de material reciclável, que foram encaminhados para triagem e destinação correta pela Cooperativa Recicla Garça. Nesta quarta-feira, dia 15, haverá o sorteio de dois jogos de lixeiras e a entrega de certificado de participação para as escolas. O sorteio será transmitido ao vivo, às 15h30, pelo Facebook da Prefeitura de Garça.
Muito além de fazer a coleta, foi envolver a comunidade escolar e seus familiares em uma ação ambiental, visando aumentar o conhecimento e a participação da população na coleta seletiva, implantada em Garça em dezembro de 2021, e que ainda opera com apenas 14% de sua capacidade.
Esta ação foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Cooperativa Recicla Garça e o Instituto Recicleiros, que também doou as lixeiras para serem sorteadas. Em Garça, este mês de junho está sendo marcado por várias ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente, devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Participaram cerca de quatro mil alunos, de 190 turmas, das 22 unidades escolares, desde os Núcleos de Educação Infantil, Ensino infantil e Ensino Fundamental. As atividades aconteceram do dia 6 ao dia 10, com aulas sobre a coleta seletiva, a importância da separação do lixo. As crianças levaram material reciclável para a escola e a Cooperativa Recicla Garça fez a coleta na última sexta-feira, dia 10.
Todas as escolas receberam material de apoio, exclusivo para essa ação, composto de cartilha virtual, cartazes com informações sobre a melhor forma de separar o material reciclável e o que deve ser disponibilizado para coleta seletiva, além de outro informativo com a relação dos bairros e dos dias em que a coleta seletiva passa em cada um deles.
“Esta é uma das ações que acontece em Garça relacionada à melhoria do desenvolvimento sustentável do nosso município. As escolas agora são grandes parceiras na divulgação e na realização da coleta seletiva na cidade, até porque, a coleta e a separação dos materiais vão acontecer de forma sistemática nesses ambientes”, explicou Érika Buchignani, bióloga e responsável pelo Centro de Educação Ambiental de Garça.
(clique aqui e assista a entrevista exibida na quinta-feira, dia 9, no Bom Dia Cidade da TV Tem)
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação e Eventos