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JUN
17
17 JUN 2022
CULTURA
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Bate-papo de Cinema Pontos MIS com “Selvagem”
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O filme ficará disponível até o domingo, o bate-papo acontece no sábado as 18h.
O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. 

No mês de junho, a programação acontece em parceria com o ICine, rede de cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral de São Paulo. Nesta edição, será exibido on-line (disponível de 17 a 19 por meio deste link), de forma gratuita, o filme “Selvagem” (dir. Diego da Costa, Brasil, 2021, 90 min, 12 anos), ganhador de 32 prêmios em 10 festivais, sendo oito como melhor filme, incluindo o Festival Latino-Americano de São Paulo. Inspirado em histórias reais, o filme é uma ficção sobre as Ocupações de Escolas de 2015 

O bate-papo, que acontece no canal do MIS no YouTube, conta com as participações do diretor e produtor do filme, Diego Costa, da produtora cultural e integrante do ICine Cintia Marilia Santos Bertini, e da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. 

Sobre o filme
“Selvagem” 
(dir. Diego da Costa, Brasil, 2021, 90 min, 12 anos) 
Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola. 

Sobre os convidados
Diego Costa 

Trabalhador do cinema e da música. Sócio da Pietà Filmes e Cinelero Audiovisual. Dirigiu, produziu e distribuiu os premiados longas-metragens “A plebe é rude”, “Os caubóis do apocalipse” e “Selvagem”. Este último, além de receber dezenas de prêmios, esteve na seletiva "filme brasileiro" para a vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2022, foi selecionado para o Prêmio Platino del Cine Iberoamericano e é finalista do Prêmio ABC de Cinema. Dirigiu o curta-metragem "Argentino" e a websérie "NipoBrasileiros". Atualmente, produz os filmes de longa-metragem "São teu" (finalizado) e "Sonhos em 3D" (em produção), em codireção com Hiro Ishikawa, e também se dedica aos projetos musicais Sonora Fantasma e Câmara Sônica. 

Cintia Marilia Santos Bertini
Produtora cultural, graduada em 2010 em Rádio e Televisão pela Unimonte – Santos. Foi assistente de produção, comunicação e curadoria do Curta Santos. Mudou-se para Moçambique em 2011, onde participou durante três anos do Kugoma – Fórum de Cinema de Curta Metragem. Integrou, através do Kanemo Cineclube, o Cine Concerto Online Primeiros Acordes do Cinema Feito por Mulheres” (Sesc Campinas, 2021). Organizou o evento “Cinema na Raça – Marighella Vive”, em Serra Negra, com a exibição gratuita do filme “Marighella”. É representante da cidade de Serra Negra junto ao ICine, onde é componente dos GT de Circulação Alternativa e GT de Preservação e Pesquisa, compondo a equipe editorial da primeira edição da revista on-line “Tintura de amora”, com o artigo “Mulheres e cinema: uma história de luta por seu espaço”. Integra o grupo Afrocaipiras, coletivo que pretende reunir e intercambiar vivencias de afrodescendentes do interior do estado de São Paulo, e representou a pasta de Artes Visuais entre os anos de 2019 e 2022 no Conselho Municipal de Políticas Culturais do Município de Serra Negra   

Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção. 

 
Autor: divulgação
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