24 JUN 2022
Viva Leite entrega 9735 litros de leite por mês para 620 crianças garcenses
Programa que fornece leite para crianças da primeira infância que pertencem a famílias em situação de vulnerabilidade social e onde se inscrever.
No dia 24 de junho, sexta-feira, se comemora o "Dia Internacional do Leite". A bebida é muito importante para saúde e o desenvolvimento de ossos, dentes e do sistema imunológico de crianças. Todos os mamíferos se alimentam com o leite desde o nascimento, sendo o leite a principal fonte de nutrição das crianças nos primeiros anos de vida.

Preocupados do o acesso a um componente tão importante na formação infantil, o VivaLeite, que é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura, possuem o Programa Viva Leite. Atualmente, o programa atende 620 crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, cada um dos beneficiados recebe 15 litros por mês que é enriquecido com ferro vitaminas A e D.

Para participar do programa é necessário cumprir os seguintes requisitos:
  • Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.
  • A família precisa ser inscrita no CADÚnico (inclusive a criança a ser beneficiada).
  • Um beneficiado por família.
  • A renda per capta é de até R$ 606,00 por pessoa.

Os documentos necessários para a inscrição no VivaLeite são:
  • RG e CPF dos membros da família (pai, mãe)
  • Certidão de nascimento (crianças)
  • Peso e altura atual com o carimbo da USF.
  • Número do NIS (CADÚNICO) da mãe e da criança.

As famílias com interesse no Programa, que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Governo Estadual, devem atualizar o NIS no Setor do CADÚnico da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para posteriormente realizarem o cadastro da criança no Programa VivaLeite.

Após ingressar no programa é obrigação da família manter a vacinação da criança em dia; buscar o leite na data e horários estipulados; e, levar a criança para medir e pesar, de quatro em quatro meses, sendo necessário a entrega da pesagem até o dia 15 do mês solicitado. Caso não cumpra as determinações, a família é desligada do programa pelo próprio sistema do Governo até que haja as atualizações e reavaliações.

Em Garça, existem sete pontos de entrega de leite: CRAS I - Centenário, CRAS - II Mariana, Patronato, Lar dos Velhos, USF Palermo, USF Rebelo, Centro Comunitário Morada do Sol e Centro Comunitário de Jafa

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SEMADS está localizada na rua Vital Soares, 56, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega