10 AGO 2022
1937 visualizações
Leishmaniose: cuidado com o mosquito palha
Fique atento para que o mosquito palha não se reproduza em seu quintal.
10 de agosto é comemorado o dia nacional de combate à leishmaniose, por conta disso, todas as unidades de saúde do município estão distribuindo panfletos para quem procura atendimento e falando sobre a doença e os cuidados que devem ser tomados que o mosquito palha não tenha um ambiente propício para sua reprodução.

Listamos aqui, alguns dos cuidados que a população deve ter em casa e no trabalho para evitar que o mosquito se reproduza em seus quintais.
  • Mantenha o quintal limpo, retire folhas, galhos e frutas que caíram do pé. O mosquito palha costuma se reproduzir entre as folhas úmidas e em frutas que estão em decomposição.
  • Mantenha a higiene e a saúde dos animais e utilize coleira repelente à base de Deltramina a 4%.
  • Coloque telas nas portas e janelas.
  • Use mosquiteiros nos berços das crianças.
  • Use repelente e roupas compridas quando estiver em matas, beira de rios e próximo a locais de criação de animal, principalmente no entardecer.

Os sintomas da doença em humanos são febre persistente, aumento de baço e fígado. Já em animais infectados os sintomas são emagrecimento progressivo, feridas e descamações de pele, queda anormal de pelos, aparecimento de ínguas, crescimento anormal de unhas, inchaço de pernas, sangramento de nariz ou de outras aberturas, entre outros sintomas.

Em caso de suspeita em humanos procure uma unidade de saúde, já se a suspeita for em animais, deve-se entrar em contato com a Vigilância Sanitária, que fica no prédio da Secretaria de Saúde, localizado na rua Belém ou por meio do telefone 3471-4959, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Assinatura 4 logos
Autor: Andreza Levorato Sega