Rede Social Tiktok
16 SET 2022
DIREITOS HUMANOS
Disque 188 - Centro de Valorização da Vida
O número está disponível para ligações gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2014. O mês foi escolhido por conta do o dia 10 de setembro, data Mundial de Prevenção do Suicídio e da Valorização a vida.

Inclusive, para se valorizar a vida e fornecer um caminho de escuta não intimista, foi criado o número 188, que recebe chamadas gratuitas, 24 horas por dia, o ano todo.

No 188 a pessoa é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato e que guardará estrito sigilo sobre tudo o que lhe for dito. Uma pessoa treinada e disposta a ajudá-lo, por meio da conversa, a entender que procurar ajuda e apoio emocional é necessário e possível.

CVV:
O CVV — Centro de Valorização da Vida, foi fundado em São Paulo no ano de 1962. É uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica e reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.

Ele presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, dentro do território nacional.

A instituição é associada ao Befrienders Worldwide, que congrega entidades congêneres de todo o mundo, e participa da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio, do Ministério da Saúde, com quem mantém, desde 2015, um termo de cooperação para a implantação de uma linha gratuita nacional de prevenção do suicídio.

A linha 188 começou a funcionar no Rio Grande do Sul e, em setembro de 2017, expandindo-se para todo o Brasil, até que em 30 junho de 2018 já integrava todos os estados da nação.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos