21 SET 2022
SAAE
Dia da Árvore: Arborização urbana e a importância do Viveiro Municipal
Área em que será realizado o plantio
Dia 24 de setembro haverá o plantio de árvores em área de manancial.
O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro, por anteceder o início da Primavera no Brasil. O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Nas cidades, a vegetação existente é conhecida como arborização urbana, sendo dividida em áreas verdes e arborização de ruas.

A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de abrigar a fauna, influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) é responsável pelo Viveiro Municipal que dá suporte ao planejamento da arborização urbana com produção própria de mudas através de coleta de sementes dentro da área do município e manutenção de mudas doadas em tubetes, vindas da concessionária de energia, floras ou doações em geral. O Viveiro Municipal de Garça produz em média 2.500 mudas/ano destinadas à arborização urbana e plantio em áreas verdes. Além disso, realiza o plantio de mudas nas calçadas (entre 10 a 20 mudas/mês), mediante solicitação junto à Sama de forma presencial ou pelo telefone 3406-1401 ou 3471-3499.

Em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 24 de setembro, será organizado pela SAMA e SAAE, o plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores nativas para recuperação de área de manancial. O plantio contará com a participação do Grupo Escoteiro Santo Antônio de Garça.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos