28 SET 2022
Prefeitura retoma projeto que envolve mais de 540 estudantes do 4º ano no combate à dengue
Escolas municipais e particulares participam da ação
Que o combate à dengue deve ser contínuo, todos sabem. Que a responsabilidade nesta ação é do poder público e da população, todos também sabem.
Mas o que fazer para aumentar a participação das pessoas, já que o problema da dengue ainda acontece praticamente todos os anos na cidade e afeta a todos?
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, está retomando o “projeto agente mirim de Garça no combate ao Aedes aegypti”.
O projeto acontece na cidade desde 2012, mas em 2020 e 2021 houve uma interrupção, devido à pandemia de covid-19.
Ao todo 548 alunos do 4º ano de 13 escolas estão participando, sendo nove municipais (Maria do Carmo, João Crisóstomo, Cláudia Aronne, Silvio Sartori, Samira El Adass, Edson Puga, Manoel Joaquim Fernandes, Norma Mônico Truzzi e Orane Avelino Souza) e quatro particulares (Antares, CSA, Lumen e Sesi).
Todos os alunos participantes receberam uma camiseta do projeto.
Acompanhe o cronograma das atividades:
- 19 a 23 de setembro – palestra com orientações sobre o que é a dengue, biologia do mosquito Aedes aegypti (transmissor das arboviroses);
- 26 a 30 de setembro - saídas a campo com visitas domiciliares e/ou no entrono da escola, com a participação dos professores, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e a confecção das redações;
- 3 a 7 de outubro - visita dos alunos ao laboratório na sede da Secretaria Municipal da Educação para o conhecimento das fases de vida do mosquito Aedes aegypti;
- 10 de outubro - entrega dos trabalhos (desenho e frase),
- 12 de outubro - julgamento dos trabalhos.
A comissão julgadora será composta por membros da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação, sala municipal de coordenação e controle do Aedes aegypti e escolas particulares participantes.
Ressaltando que o principal objetivo deste projeto é que os alunos sejam agentes de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas casas, com suas famílias.

SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos