Rede Social Tiktok
07 NOV 2022
Garça contra o Aedes aegypti: cuidados diários
Juntos vamos combater o mosquito e as doenças que podem provocar.
Você sabia que o mosquito Aedes aegypti não tira férias? Esse mosquito pequenininho no tamanho, pode dar uma dor de cabeça enorme! Afinal, ele é o responsável por transmitir a dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

E sabia que ele não tem preguiça e está o ano todo de prontidão para colocar seus ovos em qualquer espacinho que achar? Seja em recipientes no quintal que estão acumulando água limpa, como latas, garrafas, brinquedos velhos, tampinhas, móveis e qualquer outro tipo de objeto que possa acumular água. Então, não podemos dar moleza.

A equipe de da Secretaria de Administração dos Serviços Públicos está sempre fazendo cronogramas de coleta de inservíveis, então, se você tem algo para descartar, pode ligar no número 3471-0044, informando o endereço.

Como ajudar a combater o mosquito Aedes Aegypti?

Confira em vídeo como ajudar a combater o mosquito!

Você sabia que as doenças transmitidas pelo mosquito podem levar a óbito? Para combatê-lo a responsabilidade é compartilhada entre o poder público e a população, então todos precisamos fazer nossa parte para evitar que ele continue se reproduzindo.

Para ajudar a lota, basta fazer uma rotina de cuidados para sua casa e seu local de trabalho, confira as dicas:
  • Mantenha bem tampado caixas de água;
  • Lave ao menos duas vezes por semana com água e sabão tanques, potes de animais e demais recipientes utilizados para armazenar água que necessitem ficar expostos;
  • Remova semanalmente galhos e folhas que estiverem em calhas;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje;
  • Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los duas vezes por semana com água e sabão;
  • Troque água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana, tomando o cuidado de passar as mãos nas raízes para limpá-las;
  • Coloque lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Mantenha garras plásticas ou retornáveis fechadas;
  • Acondicione pneus em locais cobertos ou, caso utilize para balanços ou em volta de árvores, fure-os ou corte-os para que a água não fique parada em suas laterais;
  • Faça sempre manutenção de piscinas;
  • Tampe ralos;
  • Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
  • Não deixe água acumulada em folhas secas ou plantas que retenham água, tais como bromélias e outras suculentas;
  • Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
  • Limpe sempre a bandeja do ar-condicionado e da geladeira;
  • Lonas devem ser usadas para cobrir materiais de construção e precisam estar sempre bem esticadas para não acumular água;
  • Recolha sacos plásticos, lixo, folhas, tampinhas e qualquer outro material que esteja jogado no quintal.

Assinatura 4 logos
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos