A EMCA - Escola Municipal de Cultura Artística, vêm desenvolvendo um importante trabalho com garcenses nas áreas culturais, além dos grupos de dança artística, com coreografias eletrizantes, e dos grupos musicais, como Jazz Band, Sala 23 e Sala 23 Mirim que já colecionam elogios, o grupo de teatral "Caixa Preta Cia de Teatro" também tem se destacado em suas apresentações.
A "Caixa Preta" apresentou-se em duas sessões no último final de semana, com um espetáculo de 2 horas no Teatro Municipal. A peça foi "O Berço do Herói", inspirada no livro de Dias Gomes com o mesmo nome, e que serviu de base para a novela "Roque Santeiro".
A trama conta a história de Cabo Jorge, tanto "a pessoa" quanto "o município", que foi rebatizado com seu nome após sua suposta morte heroica em batalha durante a 2ª Guerra Mundial, mas que, na verdade, foi uma vergonhosa deserção, que aconteceu por puro medo e covardia, após chegar em solo italiano e o cabo perceber que de nada valia o nacionalismo, se lhe faltava a real coragem.
Ao regressar para o Brasil, dez anos depois, Cabo Jorge descobre que deixou uma viúva, sendo que nem mesmo era casado quando partiu, que seu tio deputado fez fama e fortuna com "sua morte", que o amor de sua vida decidiu seguir carreira religiosa e que toda a cidade, de certa forma, não é mais o que ele lembrava.
Em seus anos de ausência, o local cresceu, se expandiu e junto com o progresso, vieram também outras coisinhas como a "casa de permissão", que logo vai abrir uma nova filial, e que paga regiamente parte de seus lucros para o padre, inúmeros novos fazendeiros e empreendedores, o café se tornou símbolo da cidade, e até uma nova rodovia será construída para despachar o que é produzido nas indústrias que se instaram no local.
Cabo Jorge, que vem em busca de "ajudar no progresso", acaba se tornando o maior problema dele. Afinal, ninguém gostaria de saber que a cidade ganhou o nome de um desertor, que uma estátua foi erguida em sua homenagem e que até um batalhão do exército foi nomeado em sua homenagem. Com os nomes importantes da cidade querendo sua morte, logo até o exército entra na história a fim de solucioná-la.
A direção do espetáculo foi de Rachel Trambaioli machado, sons de Fernando Leão, iluminação de Bruna Manchini, figurinos Maria Risa Trambaioli Machado, cenários de Caixa Preta Cia de Teatro e Fernão Leão. Os jovens atores garcences que deram vida aos personagens são: Caio Molina Bez Nagaroti, Edilson Bernardo da Silva, Giovanna Clavico Rein de Campos, Hernando Martins Batista Junior, Rachel Trambaioli Machado e Reinã da Silva de Oliveira. A trilha sonora com composição e arranjos de Fabiano José Chiari, percusão de Lucas Vicente, Piano de Renata Almodovar, trompete de Fabiano José Chiari e violão de João Pedro Marques.
Confira imagens no espetáculo no Facebook da Prefeitura
A Escola Municipal de Cultura Artística "Amélio Naná Zancopé", está localizada ao lado da Biblioteca Municipal, na rua 27 de Dezembro, 10, e desenvolve diversas atividades durante o ano todo. Siga a escola em suas redes sociais por meio dos links:
Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009546822907
Instagram:
EMCA Ballet:
https://www.instagram.com/emcaballet_/
EMCA Jazz:
https://www.instagram.com/jazzemca/ e
https://www.instagram.com/emcajazz/
Sala 23:
https://www.instagram.com/bandasala23/
Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura:
Instagram: https://www.instagram.com/prefeituragarca
Twitter: https://twitter.com/prefeituragarca
Facebook: https://www.facebook.com/prefeituragarca
Telegram: https://t.me/prefeituragarca
TikTok: https://www.tiktok.com/@prefeituragarca?lang=pt-BR
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC3btuX3yFv7AUbM6m12QYvw
WhatsApp: grupo de notícias 1
https://chat.whatsapp.com/J34bEXYO8hQJZeGsuYqo2O e grupo de notícias 2
https://chat.whatsapp.com/Gx7jk3YhsEZ5CtjHf4gUUg, ambos recebem as mesmas notícias, porém são dois grupos por conta da quantidade de pessoas que o aplicativo aceita por grupo.