27 ABR 2023
FESTAS E EVENTOS
Dia 5 de maio, aniversário de Garça, tem paraquedismo na cidade
Pousos acontecerão no gramado em frente à concha acústica, a partir das 10h
Uma das atrações em maio, mês do aniversário da cidade, proporcionará sensações incríveis! Garça sediará uma etapa do programa nacional de paraquedismo. A cidade será o ponto de encontro dos esportistas que praticam um dos mais radicais esportes de aventura.
Na sexta-feira, 5 de maio, dia do aniversário de 94 anos, a equipe SkyRadical de Boituva, São Paulo, promoverá, com apoio da Prefeitura Municipal, um festival de paraquedismo.
Os pousos dos paraquedistas estão programados para acontecerem no gramado em frente à concha acústica a partir das 10h, e toda a população está convidada a prestigiar este evento que faz parte do calendário oficial das comemorações de aniversário.
A aeronave a ser utilizada será uma turbo-hélice com capacidade de até 15 paraquedistas por decolagem.
A expectativa dos organizadores é que cerca de 30 pessoas participem dos saltos, entre atletas paraquedistas e iniciantes que se aventuram saltando como passageiro de um salto duplo. Esta modalidade permite que uma pessoa, sem qualquer experiência com o esporte, possa realizar um salto, acoplado ao instrutor em um paraquedas próprio para duas pessoas, experimentando a sensação da queda livre, alcançando 200 km/hora de velocidade. Com o paraquedas aberto o sobrevoo é em baixa velocidade, contemplando a privilegiada vista aérea da região.
O paraquedismo é um esporte de risco controlado. É bastante seguro e sua prática vem crescendo no Brasil.
Para saltar é necessária a inscrição prévia e participar com taxa de adesão para o rateio de despesas operacionais do salto.
Modalidades que serão praticadas
Entre os participantes teremos atletas praticantes de swoop, que é uma modalidade de pouso de velocidade, onde o praticante utiliza um paraquedas de alta performance e de velocidades moderadas para pouso de precisão em áreas restritas. Manobras em queda livre e com paraquedas abertos, típicas das modalidades convencionais deste esporte, serão praticadas. O evento servirá como intercâmbio para aprimoramento de técnicas e congraçamento entre os praticantes.
Saltos duplos são emoção, acima de tudo
O salto duplo de paraquedas é a melhor forma de se iniciar no esporte. Há poucas restrições, como idade mínima de 10 anos e peso máximo de 110 kg. Mulheres grávidas não devem saltar. Portadores de necessidades especiais geralmente conseguem saltar. Há inúmeros registros de saltos com cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e outros aventureiros que emocionam com o desafio de superar as limitações.
Os menores de 18 anos devem apresentar autorização do responsável. A sensação registrada nos depoimentos é sempre de liberdade somado ao bem estar pelo desafio cumprido e uma descarga de adrenalina que causa boas sensações.
O paraquedas tem controle duplo e o passageiro, sempre acoplado ao instrutor, pode interferir na navegação e pilotagem. A duração da experiência é de aproximadamente 15 minutos de voo.
O salto acontece a 3.500 metros do solo, sendo a primeira metade em queda livre por 50 segundos, e a segunda metade durando cerca de 5 minutos, com o paraquedas aberto.
E para quem quer turbinar a emoção, pode optar por um salto duplo challenge (desafio), onde o passageiro interage nas manobras.
A equipe que estará em Garça já realizou etapas de paraquedismo na Esplanada dos Ministérios em Brasília, Aeroporto Asas do Cerrado em Uberlândia/MG, Base Aérea Santos-Guarujá, Aeroporto Vale Europeu em Joinville/SC, Aniversário de Araçatuba/SP, Aeroporto de Jacarepaguá/RJ, entre outras etapas.
Os interessados em realizar o salto duplo podem obter mais informações pelo whatssap 11 98111-2233, ou contato@skyradical.com.br.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa