11 MAI 2023
CAMPANHA MENSAL
Maio Roxo - conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais
A maioria das doenças inflamatórias intestinais não possuem cura, mas o seu acompanhamento é importânte para promover a qualidade de vida do paciente.
O mês de maio é dedicado à conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais e recebe o nome de "Maio Roxo", sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para doenças como diverticulite, doença de Crohn e retocolite.

Doenças inflamatórias intestinais (DII) são problemas que prejudicam a função de uma ou mais partes do intestino, podendo, ou não, se estender para outras áreas do corpo.

O intestino é dividido entre intestino delgado e grosso, sendo que o primeiro absorve a maior parte dos nutrientes sólidos ingeridos. O intestino grosso é responsável pela captação de aproximadamente 60% da água e pela formação de fezes. Além disso, ele tem um papel importante na produção de neurotransmissores.

Os tipos mais comuns de DII são a colite ulcerativa e a doença de Crohn:
- A colite ulcerativa é uma inflamação caracterizada por feridas no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto.
- A doença de Crohn é um quadro inflamatório crônico que pode prejudicar qualquer parte do tubo digestório.

Sintomas
É comum que os sintomas fiquem concentrados no sistema digestivo. Quando a doença prejudica órgãos além dos integrantes do aparelho digestivo, podem surgir até dores nas articulações e lesões oftalmológicas.

Os principais sintomas de doenças inflamatórias intestinais são:
  • Perda repentina de peso considerável
  • Mudanças nos hábitos intestinais
  • Sensação de estufamento e desconforto abdominal
  • Acúmulo de gases (flatulência)
  • Barriga inchada
  • Cólicas intestinais e outras dores na barriga
  • Diarreia
  • Constipação (intestino preso)
  • Sangue nas fezes

Causas das doenças inflamatórias intestinais:
As causas para as doenças são diversas, sendo a mais comum a partir de um conjunto de fatores genéticos, comportamentais e físicos. Além disso, elas podem ocorrer por:
  • Desordens entre microrganismos aumentam as chances de sofrer com doenças inflamatórias intestinais
  • Falta de fibras e de água
  • Estresse, depressão e ansiedade, que elevam a sensibilidade das células nervosas no intestino
  • Avanço da idade, que faz diminuir a capacidade de absorção de alguns nutrientes, como a lactose

O diagnóstico precoce pode ajudar em uma melhor qualidade de vida do paciente, diminuindo os sintomas.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega