07 MAI 2024
VACINAÇÃO
Saúde | Vacinação contra dengue começa quarta, 8 de maio, em Garça
Vacina é eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue

A Prefeitura de Garça recebeu a primeira remessa da vacina contra a dengue, a QDENGA, do laboratório THakeda Farma. Nesta primeira remessa são 617 doses.

Para qual idade a vacina é indicada?
A vacina dengue (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue (soropositivos e soronegativos). Esta faixa etária foi definida baseando-se nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos cinco anos no Brasil.
O esquema vacinal recomendado é de 2 (duas) doses, com intervalo de três meses entre as doses. Está é uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais de dengue.

Como acontecerá a vacinação em Garça?
A vacinação contra a dengue tem como objetivo, a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus na população-alvo para a vacinação.
Garça recebeu 617 doses, o suficiente para iniciar a vacinação na faixa etária de 10 a 11 anos 11 meses e 29 dias, e gradualmente será alcançada a faixa dos 14 anos, conforme a orientação para ampliação do público e a entrega de novas remessas de vacinas.
Capacitação das equipes e início da vacinação
As equipes já foram capacitadas e a partir de quarta-feira, 8 de maio, a vacina estará disponível e poderá ser administrada em todas as salas de vacinas do município, no mesmo horário de atendimento médico das unidades de saúde.
Para o êxito da vacinação, é fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo. Foi definida a meta de 90% para o esquema completo da vacinação contra a dengue no país. A eficácia será sentida a médio e longo prazo.

Para quais pessoas a vacina é não é indicada?
A vacina não é indicada para:
- pessoas apresentando eventos febris, devendo ser afastada a possibilidade de estar com a doença, e pessoas que tiveram dengue nos últimos 06 meses;
- menores de 4 anos e com 60 anos e mais;
- anafilaxia ou reação de hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer excipiente listado na seção “composição da vacina” ou à uma dose anterior dessa vacina;
- indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que estejam recebendo terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (por exemplo, 20 mg/dia ou 2 mg/kg/dia de prednisona por duas semanas ou mais) dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas4;
- indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
- gestantes;
- mulheres que estejam amamentando (lactantes).
Mesmo com a vacinação, é importante que as demais ações existentes para o controle e prevenção de dengue, cuidados individuais e comunitários que visam o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, sejam mantidos e intensificados.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Fábio Bonassa