A proposta é levar informação de forma acessível e sensível, mostrando que há como se procurar ajudar e sair de situações de sofrimento físico e psicológico.
A Prefeitura Municipal de Garça por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atuando através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está nesse mês de maio promovendo a Campanha "Faça Bonito", voltada a combater o abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes.
Maio Laranja é uma campanha anual dedicada à conscientização sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, sendo também conhecida como "Campanha Faça Bonito".
De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a violência sexual contra crianças e adolescentes continua sendo uma triste e preocupante realidade, com mais de 202.948 casos de violência sexual registrados entre 2015 e 2021, além de um número expressivo de casos subnotificados; situações no qual houve a violência mas ela acaba sendo relatada anos depois, já que em muitas vezes a criança só toma consciência de que sofreu abuso quando está na adolescência ou fase adulta.
Levando informação às escolas:
Diante desse cenário a campanha busca não apenas aumentar a conscientização sobre os sinais de abuso e exploração, mas também encorajar denúncias e promover o acesso a serviços de proteção e apoio para as vítimas.
A Campanha incluirá uma série de palestras educativas em escolas do Município de Garça com intuito de promover diálogos e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto, usando uma linguagem acessível e sensível.
Segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ellen Sganzerla Gonçalves, a adesão da população é de grande importância. "É fundamental que cada cidadão se envolva ativamente na proteção de nossas crianças e adolescentes, pois a violência sexual deixa cicatrizes profundas e duradouras nas vítimas, afetando não apenas seu bem-estar físico, mas também sua saúde mental e emocional".
A campanha nacional pela proteção da infância é um apelo à solidariedade e responsabilidade de todos os setores da sociedade. Juntos, podemos criar um ambiente seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes, onde possam crescer e se desenvolver livres do trauma da violência sexual.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega