27 MAR 2024
CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS GRATUITAS
EMCA
Oficina de Músicas, Jogos e Brincadeiras na Educação
Oficina é gratuita e tem como público alvo professores e educadores. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Garça, por meio da Secretaria de Cultura e Escola Municipal de Cultura Artística (EMCA) promoverá a oficina “músicas, jogos e brincadeiras na educação”.
A oficina será coordenada por Ana Queila Macedo da Silva Zanardo e Rosy Mary Scalabrini, nos dias 5 de abril, das 18h às 22h, e 6 de abril, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h30, com carga horária de 12 horas. O curso possui 50 vagas disponíveis, sendo seu preenchimento por ordem de inscrição.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na Secretaria da Escola Municipal de Cultura Artística “Amélio ‘Naná’ Zancopé (EMCA), localizada na rua Vinte e Sete de Dezembro, 10. O público alvo da oficina são educadores musicais, professores de arte, educação física e pais, maiores de 16 anos.
A oficina visa fornecer conhecimentos, para que se utilizem da música como auxiliar no processo educativo, levando-os a reconhecer a importância da música como fenômeno cultural; a fim de propiciar um ambiente musical e cultural buscando repertório e atividades que instiguem a curiosidade musical dos alunos e resgatar o ensino do folclore em suas diversas formas, pois além do aspecto cultural, as brincadeiras cantadas, as parlendas, as danças e os jogos desenvolvem habilidades como prontidão, coordenação motora, ritmo e, portanto, são de ampla utilidade para o trabalho de educação musical.
Fornecer referenciais práticos para o desenvolvimento da pesquisa no campo das artes do corpo, enfocando a flexibilização da postura e conscientização do movimento abrangendo variados tópicos corporais da Técnica Klauss Vianna para o estudo do movimento expressivo e singular.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega