29 ABR 2024
NEI Mário Manchini promove dia em comemoração aos povos indígenas
As atividades foram voltadas ao conhecimento da cultura indígena e a identificação da cultura dos povos originários no cotidiano.
Conhecer e respeitar as diferentes culturas e povos que juntos fazem no Brasil uma grande nação, é parte da Base Nacional Curricular da Educação. Desta forma, durante todo o ano, são desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas que presam pela valorização, conhecimento e o respeito às culturas.
No mês de abril, a NEI Mário Manchini desenvolveu uma atividade voltada sobre os povos originários, tendo como base o dia 19 de abril, quando é nacionalmente celebrado o Dia dos Povos Indígenas em nosso país.
As atividades buscam promover vivências da cultura indígena, com a contação de histórias, música e debates, que dão às crianças a oportunidade de perguntar tudo o que tem curiosidade a respeito desses povos e mostrar que muitas dessas coisas fazem parte do cotidiano delas mesmas, como por exemplo a base alimentar brasileira, que contempla produtos de origem indígena como a farinha de mandioca e o próprio uso da mandioca em bolos e caldos.
A diretora Railda Santa Rosa esclarece que a posposta do Núcleo é trabalhar durante todo o ano temáticas e saberes com as diferentes culturas, com a diversidade, a arte e a música, através de ações e atividades pedagógicas que permitam que as crianças se desenvolvam de forma respeitosa, com mais empatia, consciência social e responsabilidade. “Entende que as vivências é um rico processo de aprendizagem, que proporciona aos pequenos o contato com as tradições, culturas e, consequentemente, a construção do saber e da história do nosso país, desde a mais tenra idade”.

Confira mais imagens no Facebook da Prefeitura
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos