A capacitação, que durou dois dias, abordou vários temas que devem ser tratados de forma interligada, garantindo o fluxo e qualidade no atendimento de crianças, adolescentes, mulheres e idosos que tiveram seus direitos violados.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu no auditório da Secretaria de Educação uma capacitação de dois dias para gestores, trabalhadores do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), membros do Conselho Tutelar, profissionais da educação, Organizações da Sociedade Civil (OSC's) e Delegacia de Defesa da Mulher, que trabalham diretamente com o fluxo de atendimento de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de violação de direito, bem como para a implementação da Escuta Especializada.
A capacitação foi ministrada por Ana Maria Leme da Silva Sampaio, graduada em Serviço Social e Pós-graduada em Administração e Elaboração de Projetos Sociais, que discorreu sobre os serviços da Assistência Social e os serviços socioassistenciais, o trabalho em rede, os fluxos da rede em relação a violência contra a mulher e a escuta especializada.
O objetivo é fortalecer e aprimorar o fluxo das ações da rede de proteção, com foco na qualidade dos serviços prestados. A troca de informações, a coordenação de ações e o compartilhamento de recursos são elementos chave para garantir uma resposta efetiva às demandas da comunidade.
Afinal, no cenário atual das políticas públicas voltadas para a área da Assistência Social, a integração e coordenação efetiva entre os diversos setores de atendimento, como assistência, saúde, educação, conselhos e toda Rede de Proteção, torna-se cada vez mais crucial para a garantia de direitos.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação e Eventos
Autor: Andreza Sega