09 MAI 2019
Educação promove a I Gincana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta quarta-feira, dia 8 de maio, o início da I Gincana da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de Garça, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE). Estudantes de nove escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do evento preparatório para a OBA e para a Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

O local foi especialmente preparado para receber os alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao entrarem no auditório, eles se deparavam com um ambiente escuro, simulando o espaço sideral. Os estudantes eram convidados a adentrarem em um foguete, com visão para uma projeção dos planetas do sistema solar no teto do auditório, que também estava decorado com estrelas e outros adereços em alusão ao tema.

O evento contou com a participação do vice-prefeito de Garça, Cassiano Pelegrini, que fez questão de elogiar a iniciativa de incentivar os estudantes na participação na gincana e também nas olimpíadas. A secretária municipal de Educação, Rozely Gabana Padilha Silva, também prestigiou a disputa. Um dos organizadores da gincana, Alex Júnior Drachi, da Secretaria Municipal de Educação, explicou que um dos objetivos é motivar os alunos e de forma lúdica resgatar e socializar conteúdos estudados durante a realização do Projeto OBA nas unidades escolares. No dia 17 de maio, os alunos realizarão uma prova sobre os conteúdos estudados.

?Esse evento foi uma parceria entre as escolas municipais e a Secretaria da Educação. O site da OBA disponibiliza questões sobre os assuntos estudados durante a realização do Projeto. Estas questões foram utilizadas para a interatividade da Gincana. Pensamos numa forma diversificada e diferente para trazer este conteúdo para os alunos. Eles participarão do Quiz, respondendo perguntas em uma sala interativa. As equipes que obtiverem maior pontuação participarão da final na sexta-feira, dia 10. Queremos que eles vivenciem as questões da OBA para que ampliem seus conhecimentos?, disse Drachi.

Tiago Nucci Martins, supervisor de Políticas Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, explicou que as nove escolas de Ensino Fundamental I estão participando da gincana e que as perguntas abordam conhecimentos sobre assuntos de astronomia e astronáutica de um banco de questões de provas anteriores a esta edição. Ele revelou que a atividade foi proposta para que os alunos motivados, tenham um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

?Isso é uma forma de estimular nossos alunos, para que, cada vez mais, tenham vontade de participação e envolvimento na OBA. No auditório, representamos o espaço. Cada equipe tinha quatro alunos, que visitavam, primeiramente, as estrelas. Posteriormente entravam no foguete para conhecer os planetas. Foi um momento bem marcante, que elas relatavam estar muito contentes?, disse o supervisor.