22 AGO 2019
Garça registra primeiro caso de sarampo em 2019 no município

A secretaria Municipal de Saúde de Garça registrou o primeiro caso de sarampo em 2019. A  confirmação foi nesta quinta-feira, dia 22. Segundo a secretaria, a paciente é uma mulher de 30 anos de idade, que contraiu a doença durante uma viagem para São Paulo e Santos, duas cidades que estão em surto de sarampo no estado. Por isso, o caso é considerado um caso importado.

A mulher foi atendida pela Rede Pública de Saúde e passa bem, já tendo voltado para a sua rotina de trabalho.

Assim que o caso deu entrada no Sistema de Saúde como suspeito, a Vigilância Epidemiológica fez o bloqueio preventivo, vacinando contra o sarampo as pessoas que tiveram contato direto com a mulher. A partir da confirmação do caso, está sendo realizada a varredura em volta da casa da paciente e no local de trabalho dela, vacinando todas as pessoas que não possuem registro de vacinação contra o sarampo na carteirinha.

Garça possui outro caso suspeito da doença, que aguarda o resultado dos exames. Trata-se de um menino de dois anos, que também já foi atendido pela Rede Pública de Saúde e passa bem. "A população não precisa ficar assustada, pois todas as medidas de bloqueio com relação aos dois casos, o confirmado e o suspeito, foram tomadas. Quem não teve contato com esses pacientes não precisa ser vacinado. A orientação é para que, caso haja alguma dúvida se possui ou não a vacina de rotina na carteirinha, para que procure a unidade de saúde?, informou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Garça, Tais Dáttilo de Oliveira.

Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde de Garça reforça o alerta de vacinação para as crianças que forem viajar para os locais que tenham casos registrados. ?Pedimos que todos os pais que precisarem se deslocar à Marília ou Bauru, levando seus filhos entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas e vacinem as crianças. Todas as unidades já estão prontas para atender esta demanda. Marília está classificada como município em surto e temos que desenvolver ações de promoção à saúde aqui em nosso município?, explicou a secretária municipal de Saúde, Nátali Gaiato Cruz.

Clique aqui e assista ao vídeo com mais orientações da enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Garça, Tais Dáttilo de Oliveira,