As Juntas do Serviço Militar (JSM) responsáveis pelo Alistamento Militar unificado para o Exercito, Marinha e Aeronáutica e demais serviços pertinentes a Lei do Serviço Militar, são presididas pelos Prefeitos, tendo como Secretário um Funcionário Municipal de ilibada idoneidade moral e profissional.
É da alçada dos municípios a responsabilidade pela instalação e manutenção das Juntas do Serviço Militar (órgãos executores do Serviço Militar nos Municípios Administrativos. Estão subordinados tecnicamente às CSM correspondentes por intermédio das Delegacias de Serviço Militar) e das Delegacias do Serviço Militar (órgãos executores e fiscalizadores, diretamente subordinados à CSM em cujo território tenham sede e que abrangem uma mais Juntas do Serviço Militar) no tocante a disponibilização da sede, pessoal e material.
Esta medida visa dar maior integração dos organismos públicos ao esquema de realizações necessárias ao Serviço Militar, caracterizando a responsabilidade das autoridades civis dentro do conceito de Segurança Nacional (artigo 143 da Constituição Federal, Lei Federal n.º 4.375/64, regulamentada pelo Decreto n.º 57.654/66).
Endereço:
Rua Professor Edson Jośe Puga - José RibeiroTelefone:
(14) 3471-2149
Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 13h00 as 17h00.Outras Informações Relevantes:
O Tiro de Guerra 02-014 foi criado através da portaria 8747, de 31 de outubro de 1945, recebendo a denominação de TG 019, sendo que o primeiro instrutor foi o 1º Sargento Oswaldo Ramos do Rego.
As atividades do TG 019 tiveram início em 14 de fevereiro de 1946, com a matrícula de 50 convocados da classe (nascidos em) de 1925. Em 1979, através da portaria ministerial 878, o Ministério do Exército deu novo nome ao Tiro de Guerra garcense, com a denominação de TG 02-014.
As atuais instalações do Tiro de Guerra foram inauguradas em 11 de setembro de 1983 e se localizam no bairro José Ribeiro.
O Tiro de Guerra tem como objetivo formar reservistas de segunda categoria que podem executar tarefas limitadas na paz e na guerra, nos quadros de defesa territorial, garantia da lei e da ordem, defesa civil e ação comunitária.
Em Garça, o Tiro desenvolve também um trabalho social, em apoio à Prefeitura Municipal, como coleta da Campanha do Agasalho, coleta do Natal Solidário, auxílio em atividades de plantio de árvores, entre outras.