As demandas podem ser registradas por Telefone, Presencialmente, pelo WhatsApp Oficial da Prefeitura, pelo Site, E-mail ou Correspondência.
A Ouvidoria é responsável pelo recebimento de manifestações em relação ao serviço e atendimento público prestado pelos órgãos Municipais e Autarquias.
Reclamação: manifestação de insatisfação do cidadão em relação a um serviço ou atendimento público prestado.
Denúncia: comunicação formal sobre irregularidades ou atos ilícitos que precisam ser investigados e tratados por órgãos competentes.
Solicitação de Providências: quando um cidadão solicita providências para que medidas sejam tomadas para resolver um problema, corrigir uma falha ou esclarecer uma situação.
Informação: solicitações de informações em relação aos serviços público;
Elogio: reconhecimento ou satisfação com um serviço ou atendimento recebido;
Sugestão: proposta de aprimoramento de serviços ou atendimento.
A Lei de Acesso à Informação (LAI) também se relaciona com as ouvidorias, pois permite que cidadãos solicitem informações públicas e contestem negativas de acesso a essas informações.