15 AGO 2017
Secretaria da Saúde instala hortas comunitárias em três USFs de Garça

A Secretaria Municipal da Saúde começa a colocar em prática as hortas comunitárias em algumas Unidades de Saúde da Família (USF). Será uma primeira experiência em Garça, que pode ser estendida para os demais postos, dependendo da característica da população da região e aceitação dos seus frequentadores. Esta é uma proposta que já estava prevista na programação anual e estará presente no Plano Municipal de Saúde.

O objetivo da horta comunitária é contribuir para a melhoria da saúde nas comunidades e proporcionar ambientes mais saudáveis. Trata-se de uma atividade de promoção da saúde, resgatando práticas e hábitos tradicionais, além de uma nova concepção de saúde, com a criação de ambientes saudáveis, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais, estímulo à autonomia e empoderamento, e demandas por reorientação dos serviços.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Natali Gaiato, neste primeiro momento, as hortas comunitárias serão instaladas na USF Mariana II, USF ?Dr. Adauto Gonçalves Colletes?, na Vila Rebelo; e USF Helena Garcia Müller. As atividades de cultivo nessas hortas fazem parte das práticas promotoras da saúde que integram elementos fundamentais desta nova proposta.

?Isso já vem acontecendo em algumas cidades, com resultado muito positivo. A Unidade de Saúde não é um lugar onde o munícipe somente vai para se queixar de suas fragilidades. É um espaço aberto que a comunidade pode usufruir dele, visando também a promoção da saúde daquela família e da população daquela comunidade onde estarão instaladas as hortas?, disse a coordenadora.

A horta também tem objetivo de formar um ponto de encontro das pessoas da comunidade, possibilitando um bate-papo e troca de experiências das pessoas. Serão cultivadas pequenas hortaliças com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), na orientação do plantio, e da Secretaria da Administração dos Serviços Públicos, na confecção das estruturas metálicas que servirão como base das hortas comunitárias.