16 AGO 2017
Vacinação Antirrábica na zona rural de Garça começa na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Garça inicia nesta próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, a Campanha de Vacinação Antirrábica na zona rural no município. Os agentes do Departamento de Vigilância em Saúde visitarão propriedades, fazendas e chácaras, com expectativa de vacinar um grande número de animais. Já a imunização na zona urbana será realizada no dia 30 de setembro, em todas as Unidades de Saúde.

De acordo com Edna Semenssato de Oliveira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a vacinação na área rural seguirá o seguinte roteiro: Itiratupã, Itobone, 200 Alqueires, divisa Alvinlândia a Garça pela rodovia, Nove de Julho, Venda Seca, Roça Grande, Santo André, Rio da Garça, divisa Vera Cruz pela rodovia, Jabuticabeira, São José dos Bonini, divisa de Pirajuí, divisa de Álvaro de Carvalho pela rodovia e Adrianita.

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. Caso não seja possível aplicar a dose agora, o proprietário deve procurar um médico veterinário quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

?A campanha vai percorrer todas as propriedades rurais do município e solicitamos que os proprietários deixem os portões abertos. Essa vacinação é importante porque a raiva é uma doença que não tem cura. Uma vez manifestada, dificilmente tem reversão e a prevenção se dá através dessa vacina?, disse Edna Semenssato.

Em 2016, segundo Edna Semenssato, foram vacinados cerca de dois mil animais na zona rural de Garça. Já na área urbana, a previsão é de vacinação em aproximadamente seis mil cães e gatos. Quem tem carteirinha de vacinação do animal deve estar com ela em mãos, mas quem ainda não possui, receberá uma dos agentes.

É importante que adultos levem os animais de estimação para vacinação, para segurá-los, evitando a ocorrência de acidentes. Os proprietários de cães e gatos que moram na área urbana do município, deverão levá-los para vacinação apenas no dia 30 de setembro, na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, das 8h às 17h.