16 OUT 2017
Saúde promove capacitação de profissionais que atuarão nas Residências Terapêuticas

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação na última quarta-feira, dia 11, para os profissionais que trabalharão nas Residências Terapêuticas que estão sendo instaladas em Garça.  Uma assessora do Setor Técnico de Saúde Mental do Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo esteve no município e ministrou uma palestra, expondo suas experiências sobre o assunto.

Este foi mais um passo para a instalação das Residências Terapêuticas na cidade. Serão quatro unidades, sendo que cada uma receberá dez moradoras, parte delas egressas do Hospital Irmã Valentina, localizado junto ao Hospital São Lucas. Elas se encontram longe do convívio social e de familiares há cerca de 20, 30 anos ou até mais tempo que isso. A Residência Terapêutica promove reinserção dessas pacientes junto a sociedade.

Os profissionais que trabalharão em Garça ouviram uma palestra ministrada pela terapeuta ocupacional Carlla Cristina do Nascimento, atualmente coordenadora de Serviço Residencial Terapêutico na cidade de Santo Amaro e assessora do Setor Técnico de Saúde Mental do Gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Com sua experiência na área, ela passou vários exemplos de situações enfrentadas todos os dias nas Residências Terapêuticas.

A psicóloga Talita Alencar, responsável pelo Setor Técnico de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, organizou a capacitação para os profissionais garcenses. Ela acredita que a inserção em ambiente doméstico e acolhedor trará grande impacto na vida dessas pacientes.

?No hospital tudo é coletivo e determinado, elas se habituaram a isso. O morar numa casa é para que a vida delas crie um ritmo pessoal, individual permeado por relativa liberdade, o que se faz um desafio para elas, mas também pra nós que estamos envolvidos nesse processo?, destacou a psicóloga.

As Residências Terapêuticas estarão dispostas em pontos estratégicos, em espaços que facilitem o acesso aos serviços de saúde, também próximos a pontos de ônibus, equipamentos de cultura, lazer, comércio. Todas serão assistidas por cuidadores ?in loco? e supervisionadas por uma enfermeira, 24 horas por dia. Além disso, serão devidamente acompanhados pelas Unidades de Saúde da Família, pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Innovare) e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quando necessário.