23 NOV 2017
Garça realiza campanha ?Fique Sabendo? a partir de segunda

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Garça oferecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 27, até sexta-feira, dia 1º de dezembro, testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C, para toda a população. O objetivo da campanha ?Fique Sabendo? é mobilizar e incentivar as pessoas a fazerem os testes. O diagnóstico precoce é importante para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

De acordo com a psicóloga Erika da Silva Medeiros, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, não é necessário pedido médico para fazer o teste rápido. Basta comparecer a uma das Unidades de Saúde em Garça, solicitando a realização do exame, que tem o resultado pronto em apenas 30 minutos.

Além de realizar os testes rápidos, serão passadas orientações, além do esclarecimento de dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis e também sobre a profilaxia, que é realizada para aqueles que passaram por situação de risco, como acidentes com materiais perfurocortantes e estupros, entre outros casos.

?A coleta é feita a partir do dedo da pessoa. Fazemos um furinho e colhemos algumas gotas de sangue. Não precisa estar em jejum para a realização do teste rápido. Todas as pessoas que tiveram algum comportamento de risco, como relações sexuais sem uso de preservativo ou contato com sangue por meio de objetos perfurocortantes?, disse a coordenadora.

No dia 1º de dezembro é comemorado o ?Dia Mundial da Luta contra a Aids?, sendo que a Secretaria Municipal de Saúde estará na Praça Ruy Barbosa, a partir das 13h, oferecendo testes rápidos para todas as pessoas que tiverem interesse. É importante ressaltar que não existe nenhum custo para a realização do exame, que tem o resultado pronto em 30 minutos.

?As pessoas não precisam ter medo de fazer o teste rápido. Asseguramos a confidencialidade do resultado. Tudo é feito com muita discrição e se for detectado alguma doença, a pessoa é imediatamente encaminhada para o tratamento. Se realmente a pessoa estiver contaminada com a doença, quanto antes souber ser melhor para a qualidade de vida dela?, explicou Erika da Silva Medeiros.

CAPACITAÇÃO

As enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde passaram por uma capacitação entre os dias 8 e 9 de novembro, para estarem aptas a realizarem os testes rápidos e para aconselhamento pré e pós exame. Elas receberam orientações sobre a parte teórica, aprenderam sobre o manual do Ministério da Saúde sobre HIV, sífilis e hepatites virais, além de acolhimento, vulnerabilidade e aconselhamento.

As enfermeiras também foram informadas sobre todos os estudos de validação para que os testes rápidos recebessem aprovação no Brasil. Também foram orientadas sobre as portarias que regem a realização do teste, parte de documentação administrativa e finalmente a prática. Foram realizadas encenação e dinâmica para as enfermeiras durante a capacitação.