31 JAN 2018
Irmãs franciscanas completam 50 anos de trabalho na Santa Casa de Garça

Neste ano de 2018, as Irmãs Franciscanas celebram 50 anos de sua presença atuando na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Garça (Hospital São Lucas). O início de tudo deu-se em 1.º de fevereiro de 1968, através da pessoa da Irmã Valentina, que, naquela época, integrava comunidade religiosa em Vila Araceli ? no Patronato Juvenil Garcense. Ela vinha todos os dias para o trabalho. Com isso, outras religiosas, como Serafina e Liliane, passaram também a residir no hospital. Desde esta data, as irmãs trabalham e marcam forte e constante presença no São Lucas.

Durante todos esses anos, o trabalho não se revelou apenas com técnicas de Enfermagem, mas também com atitudes de solidariedade, tanto para celebrar a vida, buscando a recuperação da saúde de pacientes, como no conforto de entes queridos daqueles que ali se despediam desta vida.

Na opinião da Irmã Vera Lúcia Valsechi, para as religiosas que já trabalharam como enfermeiras, olhando a história, ?é uma grande alegria digna de ação de graças ? pelo testemunho que foram as amizades construídas e as dificuldades superadas que ajudaram a trilhar, passo a passo, este caminho humanitário e de fé?.

As irmãs franciscanas que ainda auxiliam diretamente nos serviços prestados pela Irmandade são Vera Valsechi e Marilde Inês Guarnieri ? e até bem pouco tempo, também, a Irmã Rosa (Anna Maria Simonato), que voltou para a Itália. Elas residiam numa casa construída, anos atrás, especialmente para elas, conhecida por ?Casa das Irmãs?, localizada ao lado da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), onde hoje funciona um atendimento de laboratório de análises clínicas. Era uma casa ampla, confortável e com muitas flores e verde. A então residência fica anexa à área territorial do hospital e facilitava seu acesso à entidade a qualquer hora que as irmãs eram solicitadas ou ao seu trabalho de rotina. Atualmente, as religiosas se estabelecem é em uma casa que fica numa chácara, em Garça, no Jardim Paulista, onde residem, também, as irmãs mais idosas. As irmãs franciscanas estão ligadas à ?Casa Geral? ou Convento de Rio Grande das Serra/SP.

SIGNIFICADO ? Quanto ao significado da presença das irmãs franciscanas na cidade e no hospital no longo desses 50 anos, a Irmã Vera acredita que elas vieram ao hospital para dar uma ajuda, um incentivo e revelar a solidariedade com a população. Muitos expressam grande alegria quando veem as irmãs, sentindo-se amparados. ?As irmãs franciscanas vieram trabalhar no hospital por incentivo do Frei Aurélio Di Falco, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, este falecido há algumas décadas?, contou a Irmã Vera.

Entre os nomes que passaram pelo hospital e algumas que até se destacaram na história da Santa Casa de Garça estavam Maria Hermínia, que todos a chamavam de ?a madre?; a Irmã Valentina (que mais tarde emprestou seu nome ao então conhecido ?Anexo Psiquiátrico?  e depois ?Hospital Psiquiátrico ?Irmã Valentina?, desativado neste mês devido à implantação das Residências Terapêuticas?); Daniela, Chiara, Liliana (falecida); também Ana Maria Borges, Renata, Rosa, entre outras que fizeram parte do grupo que atuou no Hospital São Lucas.

ADMINISTRAÇÃO ? Em certo momento da história da Santa Casa, as irmãs franciscanas deixaram a administração da Santa Casa passando isso para uma direção eleita pela irmandade (?irmãos? ? pessoas da comunidade local). Irmã Vera acredita que em nada a entidade perdeu. ?Não houve perdas e as irmãs continuam sempre presentes e o trabalho delas é estar com o povo, oferecendo o suporte de amor e caridade, portanto, estando administrando ou não, o trabalho das irmãs é a mesma coisa?.

Sobre o Hospital Psiquiátrico ?Irmã Valentina?, Irmã Vera lembrou que ali também o trabalho sempre foi realizado com amor e que as pacientes encontravam nas irmãs religiosas um apoio, um carinho, como se fossem alguém da família. Ou seja, as irmãs franciscanas atuavam tanto na Santa Casa como no antigo ?Anexo Psiquiátrico?.

?Eu sou irmã franciscana de Cristo Rei e sou garcense e digo: as irmãs são presença viva no hospital e na comunidade e a gente vive e trabalha com muito gosto e alegria, porque amamos esta cidade, este povo e sempre estaremos juntos com ele?, alinhavou Irmã Vera, que começou a atuar no Hospital São Lucas em 18 de agosto de 1975, sendo transferida em janeiro de 1980. Retornou em 1989, deixando novamente o hospital em 1995 e voltando em 2004.

Entre seus conhecimentos, Irmã Vera é formada por escola de Santo André-SP como técnica de Enfermagem. ?Sempre gostei do meu trabalho. Nasci em Garça e tenho familiares aqui e na região. Mas já trabalhei em Guiné Bissao, na África por três anos; no Estado de Mato Grosso por seis anos; em Santa Catarina, cidade de Chapecó um ano; um ano em Dionízio Cerqueira, seis anos em São Paulo e também na Bahia.