A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu uma palestra na manhã da última quarta-feira, dia 2 de maio, sobre a importância da Lei Brasileira de Inclusão, ministrada pela presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP), Cristiany de Castro. O evento foi aberto a comunidade, colaboradores da Apae e familiares.
Advogada com vasta experiência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e presidente da Feapaes-SP, Cristiany de Castro falou sobre a Lei nº 13.146/2015, que entrou em vigor em janeiro de 2016 e marcou o início de um novo olhar sobre os milhares de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência. A lei marca e afirma a autonomia e a capacidade, para que exerçam atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas.
?Nós somos organizações que realizam defesa e garantia de direitos. A Apae age na área de assistência, orientando e atendendo as pessoas. Prestamos serviços para as pessoas com deficiência e suas famílias, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida. Os nossos assistidos precisam ter autonomia e dentro das suas possibilidades, ter uma melhor qualidade de vida?, disse Cristiany de Castro.
A presidente da Feapaes-SP destacou que é preciso levar a informação sobre a Lei 13.146/2015 para todas as famílias. Ela afirmou que se as pessoas não conhecerem a lei, ela ficará apenas no papel, sem uma verdadeira serventia.
?A maioria de nós não estará aqui daqui 60 anos ou mais, mas podemos garantir um futuro melhor e o empoderamento das famílias, já que o conhecimento liberta. Por isso precisamos conhecer melhor a lei. Se a dignidade da pessoa humana fosse respeitada, não precisaria de outras leis. Se respeitássemos o próximo, estaríamos em uma sociedade mais justa. Acessibilidade não é só uma barreira física. A maior barreira é nas atitudes de pessoas que impedem o acesso?, concluiu a presidente.