02 MAI 2019
SAMA realizou reunião de treinamento do "Projeto Município Verde Azul" - PMVA

Na terça-feira, 30 de abril, foi realizada no auditório do CRE - Centro de Referência em Educação -, sede da Secretaria Municipal de Educação de Garça, um treinamento do PMVA - Programa Município Verde Azul.

A reunião contou com a presença de integrantes do COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente -, Secretários e funcionários municipais.

Na ocasião a advogada Patrícia Barbosa Fazano passou orientações sobre os relatórios do PMVA.

Patrícia é gestora da Estação Ecológica dos Caetetus, da Fundação Florestal, e explicou o objetivo do programa: "Nós viemos mostrar para todos os quadros da Prefeitura que trabalhar o PMVA, trabalhar meio ambiente, não é assunto somente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mas é função de toda a administração pública, que tem que trabalhar com planejamento em gestão ambiental municipal. São 10 diretivas, entre elas, arborização, resíduos sólidos, esgoto tratado, gestão das águas, qualidade do ar, conselho ambiental, e ter um norte no planejamento desta gestão ambiental municipal. O programa é voltado para a população, para os munícipes, para melhorar a qualidade de vida da população".

Patrícia falou sobre a atual situação de Garça em relação a este programa: "Eu acho que Garça tem condição de avançar bastante. A cidade já certificou em alguns anos anteriores, e nós precisamos concatenar alguns programas que já existem aqui para o Programa Município Verde Azul".

A interlocutora do PMVA em Garça é a bióloga Erica Buchignani que trabalha no Bosque Municipal Dr. Belírio Guimarães Brandão e explica sua função: O trabalho de interlocução é coletar os dados em todas as Secretarias do município e carregar o sistema do programa com estas informações. Sem relatório, sem dados, sem ações, não tem como comprovar. Muitas vezes o município desenvolve ações relativas ao PMVA mas não há a comunicação e os dados não chegam à Secretaria Estadual do Meio Ambiente que é quem cuida do programa. Inserindo as informações no sistema, que podem ser em relatórios ou ações desenvolvidas no município, elas serão avaliadas pelos técnicos responsáveis. Este ano estamos muito animados em relação ao trabalho de coleta de dados, com muito engajamento. Os Secretários e os servidores entenderam a importância desta certificação. Se desenvolvemos as ações podemos conseguir o selo de município verde azul, o que traz mais qualidade de vida à população e a boa gestão economiza, principalmente, em recursos naturais e também em recursos financeiros que não serão gastos em ações no futuro para tentar uma recuperação do meio ambiente que, em muitas vezes, não é possível".

02/05/2019
SAMA realizou reunião de treinamento do "Projeto Município Verde Azul" - PMVA