05 JUL 2019
Prefeitura lança campanha PetPatas para castração de animais

Foi lançada oficialmente durante a última noite do Cerejeiras Festival 2019, dia 30 de junho, a campanha PetPatas, desenvolvida pela Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Fundo Social, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Informação, Comunicação e Eventos.

O objetivo é dar um novo destino as tampas de plástico, por meio da coleta do material na sociedade e a comercialização do produto para indústrias de reciclagem, evitando que essa matéria-prima, que tem valor de mercado, seja desperdiçadas no lixo ou jogada nas ruas, e revertendo o dinheiro da venda para a castração de animais domésticos abandonados.

A campanha PetPatas iniciou envolvendo a Turminha do Bem, um programa do Fundo Social e do Cerejeira Sustentável, desenvolvido com os alunos da Rede Pública de Ensino. As crianças  juntas arrecadaram 358,61 kg em tampinhas. Os alunos do 3º ano D, da EMEF Professor João Crisóstomo, sob a orientação do professor Márcio José Rombi, venceram a competição. Eles arrecadaram 48 Kg de tampinhas.

?Foi um trabalho intenso de arrecadação, mas valeu a pena cada instante. Minha turma foi a vencedora da Campanha PetPatas. Agradeço a todos aqueles que nos ajudaram com doações de tampinhas de garrafas. Aos meus queridos alunos, seus pais e responsáveis, muito obrigado! Sou abençoado tendo alunos e familiares tão queridos e dedicados. Agradeço também a equipe gestora e meus verdadeiros amigos professores da escola, que estiveram comigo e com minha turma?, disse o professor Márcio José Rombi nas redes sociais.

Os alunos vencedores foram homenageados pelo prefeito João Carlos dos Santos e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cláudia Furlaneto dos Santos, no palco do Cerejeiras Festival, sendo aplaudidos por milhares de pessoas. Com o retorno das férias as crianças passarão um dia especial, com muita conscientização ambiental na Estação Ecológica dos Caetetus e um delicioso almoço junto com o prefeito João Carlos dos Santos. Haverá também o sorteio de uma bicicleta entre os participantes e outros mimos.

A campanha PetPatas é uma ação inédita na cidade e para que obtenha o sucesso desejado é importante à mobilização de todos os cidadãos, para que passem a separar as tampinhas plásticas de produtos diversos, como de garrafas pet, de produtos de limpeza, beleza e higiene, de remédios, de bombonas de água, sucos e leites, de isotônicos e iogurtes.

Foram preparados 100 galões coletores com o rótulo da campanha, que serão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde, SAMA, Prefeitura, bares e restaurantes da cidade. Cartazes com a identificação visual da ação também já estão prontos para serem entregues aos estabelecimentos.

"O resultado da arrecadação nas escolas nos motivou ainda mais a dar continuidade na campanha PetPatas. Agora esperamos o engajamento da população e que a separação de tampas plásticas se torne um hábito que favorecerá o meio ambiente e os animais", explicou a idealizadora da campanha, a bióloga da SAMA, Érika Buchignani.

Ainda segundo a bióloga, o Termo de Referência que estabelece os critérios para a castração dos animais está em fase final de elaboração e em breve será divulgado para início dos procedimentos.