22 AGO 2019
Terminam sexta, dia 23, as inscrições para o 2º Concurso de Cafés Especiais

Terminam amanhã, dia 23, as inscrições para o 2º Concurso de Cafés Especiais da Região de Garça, edição 2019, que será realizado no próximo dia 12 de setembro. Assim como no ano passado, o concurso é organizado pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Garça e por produtores voluntários, com apoio da Prefeitura de Garça, CATI, CONAB e ACIG, OLAN, CREDICITRUS , Armazéns Gerais, Cafés do Brasil, Café Granchelli e outras empresas que se agregarem ao longo do processo.

Para se inscrever o produtor deverá depositar o lote de café na CONAB. Depois deverá preencher a ficha de inscrição e assinar o termo de conhecimento e concordância do regulamento do concurso na CATI ? Casa da Agricultura de Garça. O produtor deverá apresentar os seguintes documentos: cópia do CPF, do RG, comprovante de depósito na CONAB e cartão de produtor rural (CNPJ). A inscrição é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante.

Poderão concorrer todos os cafeicultores da região de Garça pertencentes à delimitação da Indicação Geográfica ? IG. São eles: Garça, Vera Cruz, Gália, Fernão, Duartina, Lucianópolis, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçú, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Guarantã, Pirajuí e Marília.

A classificação final será pela maior pontuação, tendo como critério: fragrância, aroma, sabor, doçura, uniformidade, balanço, acidez, amargor, corpo, sabor residual e adstringência. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez) para cada item. Esta fase de classificação será realizada por meio de análise sensorial pela comissão julgadora.

Entre os principais objetivos desse evento estão à identificação, promoção e premiação dos agricultores de cafés de qualidade ? arábica, além do incentivo a constante melhoria da qualidade como meio eficaz na conquista de mercado e agregação de valores ao produtor.  O concurso também pretende aumentar a visibilidade dos cafés de Garça e região e estimular a adoção de boas práticas durante toda a cadeia produtiva.

O concurso encerra a programação do VIII Encontro dos Cafeicultores de Garça e Região, promovido pela Casa da Agricultura, com apoio da Prefeitura Municipal, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 419, em Garça, com entrada gratuita.