13 SET 2019
Garça ganha a ?1ª Nascente Modelo? do Município

Uma das nascentes da Fazenda Cascata, localizada entre Garça e Álvaro de Carvalho, foi escolhida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) para ser a ?1ª Nascente Modelo? do Município de Garça. O olho d?água foi escolhido devido a sua preservação, por estar em área totalmente recuperada e pela sua importância e contribuição para o abastecimento de água da cidade.

?A 1ª Nascente Modelo do Município de Garça faz parte das ações de preservação ambiental do Programa Município VerdeAzul (PMVA).  Vamos trabalhar com Educação Ambiental no local, por meio de visitações de estudantes e da população, por isso escolhemos aquela nascente, pois ela está localizada na mesma propriedade da adutora B2, responsável por aproximadamente 30% do volume de água que abastece o município?, explicou Érika Buchignani, bióloga da SAMA e interlocutora responsável pelo programa Município VerdeAzul em Garça.

A inauguração da ?1a Nascente Modelo? contou com a presença dos alunos do 1º ano do curso Técnico de Agropecuária da ETEC Agrícola de Garça e da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Deyse Serapião. Os convidados assistiram a uma palestra na  Ecoescola, pertencente a Ecooar, que é parceira do projeto, e que está localizada dentro da mesma propriedade rural da nascente.

A palestra abordou a importância da preservação das nascentes e foi ministrada pelo aluno do curso de Engenharia Florestal da Faef, Cauê Henrique Pelegrineli, também estagiário da SAMA. O grupo finalizou a inauguração da ? 1ª Nascente Modelo?,  fixando uma placa com orientações sobre o olho d`água e indicando o local onde serão realizadas as visitas monitoradas  e agendadas.

Escolas e pessoas interessadas em conhecer o projeto ?Nascente Modelo? podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), no Bosque Municipal, ou pelo telefone: (14) 3471-3499.