13 SET 2019
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente explica situação das árvores em frente ao Grêmio

Na tarde de sexta, dia 13 de setembro, foi iniciado um trabalho de erradição de algumas árvores em frente ao Grêmio Teatral Leopoldo Fróes.

As referidas árvores são da espécie Ficus. Nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, esta espécie é produzida aos milhões em Holambra-SP, com baixíssimo custo. Quando plantada no solo, fora do vaso, suas raízes agressivas destroem galerias pluvias, de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Garça, Victor Mahfud, fala sobre a ação: "Aquelas árvores estão completamente inadequadas ao local, inclusive por lei. A lei 4922/2003 não permite mais que se plante a espécie Ficus por ter um sistema radicular muito grande, muito agressivo em relação a água, e crescer demais. A parte aérea fica muito grande e provoca risco, principalmente para a rede elétrica. Naquele local, enfrente ao Grêmio, tem uma rede elétrica de alta tensão do outro lado da rua e frequentemente a CPFL precisava fazer poda pra correção e diminuir o risco de acidente. Os galhos das árvores podiam cair sobre a rede de alta tensão e causar danos muitos maiores e muitos mais graves, inclusive para as pessoas que residem ali".

Segundo o Secretário, houve uma invasão das raízes das árvores na rede hidráulica do Grêmio causando entupimento nos banheiros, necessitando de consertos.

Para quem quiser verificar, há uma matéria com o título: "Plante muitas árvores, mas nunca o Ficus na cidade".

Clique aqui  para ler a matéria.

Mudas de outras espécies, adequadas ao perímetro urbano, serão plantadas no local.

PLANO DE PLANTIO DE NOVAS MUDAS

O Secretário falou sobre o planejamento de plantio de novas mudas: "Nós temos plano de fazer vários plantios. Por exemplo, na avenida Dr. Raphael Paes de Barros nós vamos plantar mais 20 mudas de ipê. A idéia é transformar a avenida só em ipês. Além disso, todos os bairros que tiverem espaços abertos, preparados para o plantio, nós vamos fazer, e vamos atender também os pedidos da população. Quem quiser algum plantio específico, nós temos catálogo com fotografias das árvores na secretaria para as pessoas escolherem. Os interessados podem telefonar para a SAMA e passar o seu endereço que nós vamos fazer o plantio. O telefone da secretaria é 3471-3499.