24 JAN 2020
Pessoas em situação de rua recebem atenção da administração municipal

Um dos grandes problemas de praticamente todas as cidades do país são as pessoas que decidem viver nas ruas, em prédios desocupados e locais ermos.

Em Garça esta situação recebe atenção da SEMADS ? Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A titular da pasta, Deyse Regina Serapião Grejo, explica as ações desenvolvidas: ?A equipe da nossa secretaria está fazendo uma busca ativa destas pessoas. Fizemos entrevistas e descobrimos quem são os migrantes e quem são as pessoas que tem família em Garça. Agora vamos fazer um relatório social e buscamos estas famílias para entendermos o motivo da situação de rua, o porquê da quebra deste vínculo familiar?.

Segundo o levantamento realizado, a imensa maioria do pessoal que está na rua é da cidade e as famílias abriram mão da convivência devido aos problemas de relacionamento ocasionados, em sua imensa maioria, pelo consumo de bebidas alcoólicas e alguns tipos de drogas.

Quando os profissinais do CRAS são procurados há toda uma assessoria à disposição, inclusive com o encaminhamento para procura de vagas para a mas é importante ressaltar que a pessoa em situação de rua precisa querer receber o atendimento e, se for o caso, a internação normalmente pode acontecer aqui em Garça ou em Adamantina, de acordo com a disponibilidade mostrada pela CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde.

Após o levantamento com mais de 50 pessoas, seis delas já procuraram espontaneamente o CRAS para iniciar o tratamento e uma delas pessoas já foi internada.

Deyse explicou como funciona o NAM, Núcleo de Apoio ao Migrante: ?Nós temos em Garça toda uma equipe técnica para atender no NAM. Temos psicóloga, assistente social, técnica de enfermagem e cuidadores. Ainda no NAM existe uma horta onde a pessoa que está sendo atendida pode contribuir voluntariamente se ocupar durante dia. Além desta assistência, aqueles que quiserem ajuda são encaminhados para o CAPS AD -  Álcool e Drogas ? onde há todo o acompanhamento médico para que aconteça a recuperação e pessoa possa voltar à sua vida normal?.

A imagem é meramente ilustrativa.