28 JAN 2020
Com 10 casos de dengue e 70 suspeitos, Garça realiza mutirão contra a doença

A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta, quinta, sexta-feira e sábado, dias 29, 30, 31 e 1º de fevereiro, o primeiro mutirão do ano contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chicungunya e febre amarela. A cidade já registra 10 casos confirmados da doença e outros 70 suspeitos, aguardado o resultado de exames.

O mutirão, que envolverá os agentes de controle de vetores, agentes comunitários de saúde e Vigilância Sanitária, se concentrará na região da cidade onde foram registrados 80% do número de casos deste ano.  Mais de 2 mil imóveis serão vistoriados nos bairros Paineiras, Salgueiro, Alto Cafezal, Centenário, São Benedito, Eucaliptos e Ecoville.

Os atiradores do TG 02-014 também estarão envolvidos no mutirão. Os proprietários de terrenos já foram notificados pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, para efetuarem a limpeza e roçagem do local.

Os moradores das casas visitadas que estiverem com os quintais em ordem receberão um cupom para participar do sorteio de brindes. Já os moradores que tiverem criadouros nos quintais serão autuados, cumprindo a Lei de nº 4990/2015, que atribui multa por criadouro encontrado com larva do Aedes aegypti, em valores que variam de R$ 345,00 a R$ 2.070,00.

Vale lembrar que o município de Garça ainda possui um O Plano de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti, com ações previstas para todo o ano de 2020, com o objetivo de envolver, sensibilizar e obter o apoio de crianças, jovens e adultos no combate ao mosquito.

A partir desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, começa, na mesma região do mutirão contra a dengue, o programa Bairro a Bairro ? a Prefeitura Faz. Os moradores poderão colocar em frente às suas casas materiais para serem levados pela equipe da Prefeitura, como móveis velhos, eletrodomésticos, brinquedos quebrados, podas de árvores, restos de materiais de construção, entre outros.

Além da coleta de materiais inservíveis, o programa Bairro a Bairro  também desenvolver, por meio de  ações concentradas por localidade, todos os serviços de zeladoria realizados pela administração municipal, como poda de árvores e plantio de novas mudas, capinação de terrenos com mato alto, limpeza de bueiros, pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buraco, pintura e modernização da sinalização de trânsito, verificação de vazamentos de água, tampas quebradas de bueiros e rede de esgoto, além da verificação da limpeza dos quintais pelos agentes de vetores para combater o mosquito da dengue.

O município foi dividido em cinco regiões, iniciando agora em fevereiro pela região que concentra o maior número de casos de dengue, alvo deste mutirão que começa amanhã, dia 29. Os bairros do setor 1 são: Paineiras, Eucaliptos, São Benedito, Ecoville, São Sebastião, Portal do Lago, Salgueiro, Williams III, Alto Cafezal e Adrianita.