12 MAR 2020
População poderá retirar medicamentos até às 22 horas na Farmácia Central

A Secretaria Municipal de Saúde informa a população e o funcionalismo público que a Farmácia Central, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, abrirá das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, com o objetivo de atender, com mais eficiência, também os pacientes com prescrições médicas geradas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O horário estendido da Farmácia Central já estava previsto no projeto de reestruturação dos serviços de saúde municipal.

Seu funcionamento estava vinculado a migração gradativa da dispensação de medicamentos e insumos das Unidades de Saúde da Família, que ocorreu do início do ano até o mês passado. Havia também a necessidade de adequar corretamente o fluxo de funcionamento desse novo e necessário sistema de atendimento ao público, afinal o município não poderia mais arcar com as multas recorrentes geradas pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Ressaltando que horário estendido não vale para a dispensação de medicamentos e insumos nos casos de alto custo, processo administrativo, ação judicial e relatório social, que ocorrerá, normalmente, de segunda a sexta-feira, até às 17h.

A Farmácia Central funciona no antigo prédio do Postão, na Rua Brigadeiro Machado, nº 244, Bairro Williams, ao lado do Hospital São Lucas.

Com relação à Jafa, os moradores fazem a retirada dos medicamentos na própria unidade de saúde do distrito, que possui um farmacêutico para fazer a distribuição adequada, conforme a Lei 13.021 de 2014, que exige a permanência do profissional quando houver dispensação de medicamentos.

Caso haja alguma dúvida, a população poderá ligar para o telefone 3471-4959, para receber as orientações que desejar, além das equipes de Saúde da Família que estão aptas a orientar os munícipes durante as visitas domiciliares e nas Unidades de Saúde.