08 JUN 2020
Descartar materiais corretamente ajuda na qualidade da água em Garça

Dia 5 de junho foi comemorado o dia mundial do meio ambiente. Mas ações para sua conservação devem ser feitas diariamente.

Aproveitando as comemorações desta data, Victor Mahfud, titular da SAMA ? Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ? faz uma solicitação aos garcenses: ?Uma das coisas mais sérias que temos, falando de meio ambiente, é a água. A nossa captação aqui em Garça ainda é de superfície, então temos que cuidar muito bem das bacias que contribuem para a produção da água que bebemos. E a cidade, o perímetro urbano, como dizemos, tem uma grande importância na qualidade da produção deste água. O descarte irregular de materiais em qualquer ponto da cidade vai acabar chegando lá na captação. Então, eu quero lembrar a população disso: tudo o que a gente jogar de forma irregular nas ruas e terrenos ou no entorno da cidade vai acabar chegando na captação de água que o SAAE faz?.

Na sequência, o Secretário fez um aviso aos garcenses: ?Em função dos descartes irregulares que continuam sendo feitos, a nossa equipe de fiscalização vai começar a atuar de forma mais incisiva neste ponto. Lembro a todos que nós temos um aterro de inertes justamente para fazer o descarte de restos de construção, podas de árvores, enfim, todo o material que não é coletado como lixo doméstico. Não há cobrança para a utilização do aterro e a Prefeitura mantém um funcionário no local para instruir onde fazer o descarte corretamente?.

O aterro de inertes em Garça fica no final da Avenida Victor Hugo Boareto, após o residencial Monte Verde, junto com o aterro sanitário e a usina de lixo. Aqueles munícipes que insistem em fazer o descarte irregular poderão ser multados a partir de agora. Já há um bom tempo este pedido é feito, e muitas pessoas não estão colaborando.

Uma ferramenta que deve ajudar os fiscais é o monitoramento com imagens de toda a cidade e, principalmente, de todas as entradas e saídas do município. As câmeras estão sendo instaladas e irão ajudar a fiscalização, já que as imagens poderão e deverão ser utilizadas como registro para estas possíveis autuações.

Victor completou: ?Quero deixar bem claro que a administração não tem como objetivo multar nenhum munícipe, esta é uma atitude muito chata de ser feita. Mas é nosso dever, também, realizar a fiscalização e cuidar da qualidade da nossa água, da limpeza das ruas e dos terrenos, impedir que as bocas de lobo, ou bueiros, como são popularmente conhecidos, acabem sendo entupidos com estes materiais que são deixados em locais indevidos. Mais uma vez, pedimos a colaboração de todos para que não cheguemos ao ponto de ter que multar moradores que insistirem em continuar a fazer estes descartes e poluir a nossa água, o nosso meio ambiente?.

A foto que ilustra esta matéria foi obtida no dia 7 de junho às margens da Avenida Presidente Vargas, saída para Bauru.