03 JAN 2021
Saúde alerta: vagas em UTI para pacientes com Covid-19 estão esgotadas

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a falta de vagas em leitos de UTI/SUS em Marília, cidade referência para internação dos pacientes com agravamento da doença do município de Garça.

A divulgação foi feita no final deste sábado, dia 2, pela Regional de Saúde de Marília. Todos os leitos disponíveis para pacientes SUS estavam com a capacidade esgotada, cerca de 56 leitos. Os pacientes do Sistema Único de Saúde de Garça são encaminhados para a UTI do Hospital das Clínicas, que possui 26 vagas para atender 61 municípios da região.

A população precisa colaborar para evitar novas contaminações e internações. O respeito às medidas de segurança, como o distanciamento social, o uso correto de máscara facial, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são, até o momento, as medidas mais eficazes de proteção. ?Só assim, unindo forças, é que vamos conseguir minimizar o número de pessoas infectadas e, consequentemente, sujeitas aos agravamentos da doença, para que nenhum garcense venha a ser transferido para outra regional de saúde, ficando assim, mais distante de seus familiares?, alertou a secretária municipal de Saúde, Nátalli Gaiato Cruz.

Ainda segundo a secretária. ?O sistema de saúde de Garça está pronto, mas é importante lembrar que somos um município de média complexidade, isso significa que não somos referência para leitos de UTI Covid-19. A nossa UTI está em pleno funcionamento com 10 leitos de UTI adulto, tipo 2 clínicos, atendendo moradores de Garça e das cidades vizinhas, mas não podemos internar pacientes com complicações da doença?.

De acordo com a última atualização do boletim epidemiológico, o município registra 976 casos confirmados da doença, com 198 pessoas em isolamento domiciliar, nove pacientes internados, 745 curados e 24 óbitos provocados por complicações da Covid-19. A Prefeitura atualizará, nesta segunda-feira, os dados de Garça, que serão divulgados para a população, como ocorre com total transparência, desde o início da pandemia no município.

Vale ressaltar que o momento é de ficar em casa e só sair em caso de necessidade, utilizando-se de todas as medidas protetivas.

Vamos colaborar. Cabe a cada um fazer a sua parte, respeitando a si próprio e, em especial, as pessoas que estão ao nosso redor.