19 JAN 2021
Saúde alerta: população deve usar UPA 24 h para casos de urgência e emergência

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 h - de Garça está aberta para atender à população. E para que a assistência prestada seja mais eficiente, é preciso entender quando a UPA deve ser procurada e em quais casos.

O primeiro atendimento ao cidadão é feito nas Unidades de Saúde da Família - USF - na cidade. São 12 ao todo, espalhadas por praticamente todas as regiões.

Considerada a porta de entrada do cidadão, elas devem ser acionadas em caso de consultas mediante marcação (consulta agendada) ou pacientes que já chegam com algum sintoma não grave (consultas sem agendamento), vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem, característicos da atenção primária.

Quando o paciente é examinado na USF e se constata a necessidade de um atendimento emergencial ou com maior complexidade, a UPA é quem recebe a pessoa através do encaminhamento feito pela equipe da unidade do bairro.

As situações em que a UPA deve ser procurada: para atendimento de urgência e emergência em clínica médica, em casos de pressão e febre alta, em casos de fratura e cortes, em casos de infarto e derrame e para exames como raios X, eletrocardiograma e laboratoriais.

Os pacientes não ficam internados na UPA. Eles são estabilizados e encaminhados para um hospital, em Garça é o São Lucas, ou ficam em observação por até 24 h.

Mas o que está acontecendo?

Os munícipes estão procurando a UPA para atendimentos que podem ser feitos nas unidades dos bairros, o que acaba fazendo com que aconteça uma demora muito grande para os casos menos graves.

Na tarde de terça, 19 de janeiro, a UPA estava com toda a sua capacidade de atendimento comprometida, todos os leitos, as salas de aplicações, as consultas.

Devido a isto a SMS - Secretaria Municipal da Saúde - solicita aos garcenses que procurem a UPA 24 h para os casos emergenciais ou após às 17 h, quando as USFs encerram seu atendimento.

E, em época de pandemia, é muito importante a compreensão de todos para com os profissionais que estão na linha de frente e estafados de tanto trabalho.