30 SET 2021
Alunos da rede municipal aprendem na prática sobre biodiversidade
A aula foi em uma Reserva Legal, o passeio por uma trilha e os alunos ainda plantaram mudas de árvores nativas
Em uma roda de conversa no meio da área de Reserva Legal da Fazenda Nova FAEF, na zona rural de Garça, a bióloga do Centro de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Érika Buchignani, explica aos alunos da Rede Pública Municipal o conceito de biodiversidade e fala sobre a importância de sua manutenção e conservação para o equilíbrio do meio ambiente e para a preservação da vida.
“A idéia é que eles entendam a importância da conservação, a partir da não destruição, evitando queimadas, mortes de animais e desmatamento. Queremos que essas crianças sejam proativas no sentido de reciclar e pensar na hora de consumir. Que eles cresçam plantando mudas, cuidando das árvores e dos animais, para manter a biodiversidade”, explicou a bióloga.
A atividade é em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da FAEF e os alunos são do 2º ano das escolas de período integral do município: EMEF Profª Maria do Carmo Pompeu Castro, EMEF Profª Orane Avelino de Souza, EMEIEF Silvio Sartori e EMEIEF Profª Norma Mônico Truzzi. Para que não haja aglomeração e para a maior absorção da aprendizagem, os alunos foram divididos em três grupos, na quarta (29/09), quinta (30/09) e sexta-feira (01/10).
Após a parte teórica veio o momento mais esperado pelas crianças. Acompanhadas de monitores e professores, elas entraram em uma trilha ecológica, para o conhecimento prático de uma área que objetiva a conservação e a manutenção da biodiversidade local.
Para a professora Luzia Aparecida Guedes Pollino, a atividade foi uma grande oportunidade de reforço na aprendizagem. “Nós trabalhos flora e fauna em sala de aula, como a devastação das matas, as queimadas e suas consequências, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da preservação das nossas florestas. E, quando você vivencia o que aprendeu em sala de aula, você carrega este aprendizado para o resto da vida”.
No final dessa aula ao ar livre os alunos plantaram mudas no corredor ecológico, que liga a área de Reserva Legal com a Mata Ciliar, visando o deslocamento de animais e, consequentemente, a dispersão de sementes.
A aluna Stefany Heloisa Silva Carriel, de 7 anos, aprendeu a lição direitinho. “É muito importante cuidar da natureza, plantar árvores, não matar os animais e não colocar fogo nas árvores”. E, seu colega de sala, Antônio Sergio da Silva Júnior, também levou uma grande lição para casa. “Aprendi que todos os animais são importantes, até a onça”.
Autor: Ana Lúcia Bez
Local: Secom - Secretaria de Comunicação